Huawei P70 pode estar equipado com novo chip Kirin com comunicações 5G

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A série de smartphones Mate 60, equipada com um processador Kirin com 5G, foi um sucesso no mercado chinês. E, ao que tudo indica, a Huawei prepara-se para repetir a fórmula agora com a próxima série de smartphones P70.

A informação chega através do leaker Smart Pikachu que, na rede social Weibo, está a avançar que a família de terminais P70 será alimentada pelo novo chip Kirin 9010 que foi desenvolvido pela HiSilicon da Huawei.

Processador Kirin 9010 da Huawei baseado no processo de 7 nm

imagem do Huawei P60 Pro
O Huawei P60 Pro, antecessor dos novos modelos, exibe um design único no seu painel traseiro Crédito@Huawei

Mas ainda que o novo processador “made by” Huawei consiga ter suporte para comunicações 5G, apenas vai conseguir utilizar o processo de 7 nm no seu fabrico. Tal fica a dever-se às sanções impostas pelos EUA que impedem a marca de aceder a este tipo de tecnologia para produção ou utilização de chips com outros processos de fabrico.

Recorde-se que o Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm que vai equipar os modelos Android e topo é baseado no processo de 4 nm enquanto o chip A17 Pro da Apple, presente no iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, é já baseado no processo de 3 nm.

Estes processos de fabrico são relevantes para o utilizador final, na medida em que influenciam diretamente o desempenho do terminal, assim como a sua eficiência energética. Numa explicação breve e simples, um chip de 3 nm vai proporcionar uma experiência mais fluida e poupar mais a bateria do que um processador de 7 nm.

Especificações da série Huawei P70 mantêm-se no segredo dos deuses

Infelizmente, para já, são conhecidos poucos pormenores sobre a próxima série P70 da Huawei. Espera-se que a nova família inclua três modelos, tal como a sua antecessora: base, P70 Pro e o terminal premium P70 Art.

Anteriormente, o analista Ming-Chi Kuo afirmou que o topo de gama P70 Art vai incluir objetivas híbridas no seu módulo de câmara traseira, como acontece com o iPhone 15 Pro Max que está equipado com uma destas objetivas que fornece zoom tetraprisma.

Outros rumores apontam que o P70 Art chegue também equipado com um sensor com uma polegada de tamanho, semelhante ao já conhecido Sony IMX989.

Tendo em conta que a nova série deve ser lançada durante o primeiro trimestre de 2024, é provável que nas próximas semanas sejam feitas mais revelações.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt