Huawei Mate 40 Pro 5G e Pro+ 5G são oficiais! Um salto de gigante sem Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O outono brinda-nos com novos equipamentos da linha Mate, embaixadores Huawei nos últimos meses do ano. Em 2020 mantém-se a tradição com a apresentação, agora virtual, dos novos Huawei Mate 40 Pro e Mate 40 Pro+ e acessórios inteligentes de gama alta.

Foi neste palco virtual que o Huawei Mate 40 Pro se deu a conhecer, incorporando as mais recentes inovações e tecnologias da tecnológica chinesa. A evolução é notória, desde o design ao processador Kirin 9000 com litografia de 5 nm.

Chegaram os Huawei Mate 40 Pro 5G e Mate 40 Pro+

Huawei Mate 40 Pro

Sob o mote "Um passo para o Futuro" a Huawei revelou a Mate 40 Series com o Mate 40 Pro 5G a liderar a nova gama. As mudanças são imediatamente visíveis no design, sobretudo no anel que rodeia a câmara principal, traseira, o novo "Space Ring".

A nova série de equipamentos Mate 40 é composta por três telemóveis e uma edição especial, o Porsche Design Huawei Mate 40 RS. O mais comedido, Huawei Mate 40 deve permanecer um exclusivo da China, com os Pro e Pro+ a chegar à Europa.

A temática espacial reflete-se na elegância do vidro que reveste o novo telemóvel, com estrutura metálica e certificação IP68, além da curvatura de 88 graus que define as arestas do telefone, envolvendo-as ligeiramente para um toque mais requintado.

A apresentação da gama Mate 40 foi virtual

O telemóvel topo de gama tem caraterísticas técnicas de topo, com particular destaque para o processador e câmaras. A versão Pro+ destaca-se pela melhor câmara fotográfica com mais ampliação e melhores lentes.

A apresentação trouxe-nos também novos acessórios, desde carregadores, capas, nova stylus e altifalante inteligente. Tivemos ainda uma nova versão Porsche Design do Huawei Watch GT 2, e novos óculos Huawei Eyewear, além dos auscultadores Huawei FreeBuds Studio.

Já perto do final, Richard Yu, responsável máximo pelos dispositivos móveis da Huawei, não poupou críticas à administração norte-americana por aquilo que considerou "perseguição" à fabricante chinesa.

Especificações do Huawei Mate 40 Pro 5G

Huawei Mate 40 Pro

  • Ecrã de 6,76 polegadas - OLED Quad-HD+ (1344 × 2772 p) - 456 ppp
  • Formato 18,5:9 com certificação DCI-P3 HDR10+ e taxa de atualização a 120 Hz
  • Processador Kirin 9000 5G a 5 nm - octa-core com frequência máxima de 3,13 Ghz
  • 8 GB de memória RAM (Pro) - 12 GB (Pro+)
  • 256 GB de armazenamento interno UFS 3.1
  • Câmara principal quádrupla - 50 MP + 12 MP + 20 MP + ToF - óticas Leica - (Pro)
  • Câmara principal quíntupla - 50 MP + 12 MP + 20 MP + 8 MP + ToF - óticas Leica - (Pro+)
  • Lentes grande angular (23 mm); periscópica (125 mm) com zoom ótico de 5x; ultra-grande angular (18 mm) Cine Camera 2.ª Gen - (Pro)
  • Lentes grande angular (23 mm); periscópica (125 mm) com zoom ótico de 3x; periscópica (250 mm) com zoom ótico de 10x; ultra-grande angular (18 mm) Cine Camera 2.ª Gen. - (Pro+)
  • Câmara frontal dupla - 13 MP + ToF 3D (reconhecimento facial 3D)
  • Gravação de vídeo até 8K a 30 fps
  • Bateria com 4400 mAh de capacidade
  • Carregamento rápido até 65 W (cabo)
  • Carregamento rápido sem-fios e reversível
  • Sistema operativo Android 10 com a interface EMUI 11 - sem serviços Google
  • Leitor de impressões digitais embutido no ecrã e Reconhecimento facial 3D
  • Peso: 212 gramas (Pro) - 230 gramas (Pro+)
  • Dimensões: 162,9 × 75,5 × 9,1 mm (Pro) - 162,9 × 75,5 × 8,8 mm (Pro+)
  • Disponível em preto, branco, Mystic Silver e em Vegan Leather verde ou amarelo

A fotografia continua a ser a prioridade da Huawei

Huawei Mate 40 Pro

A qualidade fotográfica é otimizada na nova geração, sobretudo na captação de imagens em grande-angular. As novas lentes a equipar o módulo fotográfico minimizam a distorção na câmara de 20 MP e abertura f/2,4.

A câmara fotográfica do Huawei Mate 40 Pro tem novos modos de criação de conteúdo, úteis em diversas frentes. O StreadyShot acrescenta estabilização extra, ao passo que o TrackingShot faz zoom-in e acompanha a pessoa definida.

Temos ainda o StoryCreator que gera pequenos trechos de até 15 segundos de duração de vídeo, encaixando-os em vários presets e perfis automáticos para criar, automaticamente, pequenos vídeos promocionais.

Por fim destacamos a Ultra Vision Selfie Cam, a câmara frontal com lente ultra-grande angular sem distorção e ajuste automático do enquadramento. A câmara ajusta automaticamente a orientação, para retrato (vertical) ou panorama (horizontal), com base no reconhecimento do cenário graças também à câmara auxiliar, ToF com o 3D Depth Sensing.

Há novos gestos e trunfos na EMUI 11

O Mate 40 Pro e Pro+ são os primeiros smartphones a incorporar a mais recente versão da interface da Huawei, a EMUI 11, baseada no Android 10, mas sem os serviços Google. O grande destaque vai para o novo modo de ecrã AOD (always on-display).

Temos agora mais gestos de navegação como o flip through, hands-free answer e a possibilidade de ativar/desativar o ecrã sem lhe tocar. A personalização com o Eyes-on-Display) EoD é a palavra-chave na nova EMUI 11 a chegar com os novos telemóveis Huawei.

A fabricante aposta também na produtividade com o Multi-screen collaboration 3.0 visando aqui tirar mais proveito do seu ecossistema de produtos e dos Huawei Mobile Services (HMS). Entre estes, destacamos o novo Petal Maps, serviço de maps e navegação com avisos de trânsito e alertas em tempo real, a chegar também a Portugal.

Preço e disponibilidade em Portugal

Huawei Mate 40

Os novos telemóveis Huawei, sem serviços Google, chegam com preços altos, mas em linha com os demais topos de gama a chegar ao mercado no final de 2020. A saber:

  • Huawei Mate 40 Pro - 1199 € - 8 GB + 256 GB
  • Huawei Mate 40 Pro+ - 1399 € - 12 GB + 256 GB

Os novos produtos da gama Mate 40 deverão começar a chegar aos vários mercados mundiais nos últimos meses de 2020, não existindo ainda data precisa para a sua chegada a Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.