Huawei ainda não proíbe os launchers mas a utilização de um é dolorosa

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Há uns dias falámos que a Huawei está disposta a bloquear os launchers Android na sua nova EMUI 9 no mercado asiático. Ou seja, em nada isto afetará o utilizador europeu. Pelo menos por agora.

O receio é que a marca chinesa implemente também esta possibilidade nos smartphones vendidos na Europa. Contudo, mesmo sem este ser um problema para já, utilizar um launcher num smartphone da Huawei com a EMUI 9 é doloroso.

Assim sendo, terei de expôr a minha situação com a EMUI 9 no Huawei Mate 20 Pro. Desde a sua apresentação oficial que tenho a oportunidade de ter o Huawei Mate 20 Pro no meu bolso. Em certas alturas chegou mesmo a ser o meu smartphone diário.

Launchers na EMUI 9 são extremamente dolorosos de utilizar

Porém, ou utilizava o Huawei Mate 20 Pro com a "skin" da Huawei, ou a utilização do launcher Android era tão má que me apetecia deixar o topo de gama de lado.

Sempre que utilizo um smartphone da Huawei instalo o Nova Launcher. Não sou um amante da EMUI mesmo com as suas melhorias. Não quero com isto dizer que é má. Apenas não é do meu gosto pessoal. Dessa forma, o launcher é quase obrigatório num smartphone da marca chinesa.

Todavia, instalar um launcher no mais recente topo de gama da Huawei é tão mau que mais parece que estou a utilizar um smartphone de 100€.

Bugs, mais bugs, mais lentidão...Mais bugs

O smartphone fica lento, o Mate 20 Pro aquece, o smartphone não assume os gestos. Podia ficar aqui o dia todo a falar dos problemas. Até as notificações não chegam a tempo e horas.

Com a implementação dos gestos no Huawei Mate 20 Pro e EMUI 9 claro que fiquei intrigado para a sua utilização. Contudo, se queria utilizar os gestos não podia utilizar um launcher porque não volta ao menu. Sempre que deslizo para ir ao menu temos o multitarefas aberto. Sem contar com a dezena de launcher que dão "erro grave" e sou obrigado a desinstalar. Aliás, podes ver esse bug no vídeo abaixo no minuto 2:50.

A Huawei odeia launchers! É a minha conclusão.

Em suma, a Huawei odeia launchers. A EMUI 9 é a prova disso mesmo. É verdade que podes continuar a utilizar um launcher com um smartphone da Huawei mas se no smartphone mais caro e potente da marca a experiência é péssima, não quero imaginar num gama média.

E não me venham com o "pequenos bugs que serão corrigidos". Se nas primeiras semanas ainda dava um desconto, o Huawei Mate 20 Pro já recebeu atualizações de sistema e este bug dos gestos e lentidão continua a persistir. Ou seja, não é por falta de conhecimento. É falta de vontade.

Editores 4gnews recomendam:

Play Store: 2 Apps com 1.5 milhões de downloads removidas por malware

WhatsApp: Novo BUG preocupa utilizadores que mudaram de número

Xiaomi revela a sua mochila Bumblebee para os teus gadgets

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.