Huawei lança uma cópia do Google Maps para os seus smartphones

Filipe Alves
2 comentários

A Huawei lançou de forma oficial o Petal Maps. Uma cópia autêntica do design do Google Maps para os seus utilizadores que compraram os novos equipamentos da marca sem os serviços Google.

Vale a pena relembrar que os novos smartphones vendidos pela Huawei não oferecem serviços Google instalados. Ou seja, Play Store, YouTube, Gmail ou Google Maps não podem ser instalados pela loja de Apps.

Petal Maps tem um design idêntico ao Google Maps

Google Maps Huawei Petal Maps

A lógica da Huawei não foi melhorar, mas sim copiar aquilo que de melhor é feito neste momento. O design do Petal Maps é um autêntico Google Maps. Aliás, atrevo-me a dizer que não seria de fácil identificação se a aplicação já estivesse aberta no smartphone.

Ainda assim, a aplicação não está tão otimizada quanto o Google Maps. Como é óbvio a Google ganha pela enorme fonte de informação que tem.

A Huawei promete que serão adicionados ao longo do tempo as informações dos negócios e horários de abertura. Informa ainda que adicionarão informações relevantes sobre os locais que estão a visitar.

Para já, uma das suas funcionalidades é o tráfego em tempo real. Algo que sinceramente não temos ideia se funciona tão bem quanto o Google Maps.

Huawei Petal Maps Google Maps

Por fim, a Huawei garantiu ainda que a aplicação, tal como o Google Maps, contará com sincronização de calendários e informações sobre transportes públicos.

A enorme dificuldade da Huawei em substituir a Google

Como é óbvio a situação não agrada a niguém. A Huawei está a perder vendas e cota de mercado com estas sansões dos Estados Unidos da América. Os utilizadores tem agora opções um pouco mais limitadas.

Aqueles que escolhem um novo Huawei, ou sabem o que estão a fazer (viver sem serviços Google ou instalar os serviços à parte), ou então ficam sem uma opção que era mais que viável há uns tempos.

A aplicação do Petal Maps estará disponível para todos os utilizadores Huawei em breve na sua loja de aplicações, Huawei App Gallery.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.