Huawei-KirinA Huawei é uma das marcas chinesas que mais tem crescido nos últimos tempos. Seja com os seus novos e elegantes Huawei P8 e Huawei P8 Lite, além da possível parceria com a Google no Huawei Nexus 6, a Huawei está também a desenvolver um novo e poderoso processador, o SoC Kirin 950.

Nos seus actuais topos de gama, Huawei P8 e Huawei P8 Lite, temos o processador Kirin 935 que, apesar de bem rápido e capaz, terá muito em breve um sucessor capaz de agitas as águas de tal maneira que até os celebres Exynos 7420 da Samsung e Qualcomm Snapdragon 820 v2.1 vão ter que se esforçar para manter a preferência do público.

   

Num futuro próximo deveremos ver o Huawei Mate 7s com o processador Kirin 940, um phablet que tem apresentação marcada para setembro e até lá temos aqui mais informações sobre o  já muito antecipado Kirin 950.

huawei Kirin 950Este será, sem sombra de dúvida, o mais potente motor da Huawei, temos aqui um processador octa-core (8 núcleos de processamento) com 4 núcleos Cortex-A72 a 2.4GHz e outros 4 núcleos Cortex-A57, já a unidade de processamento gráfico ou GPU será uma Mali-T880. Este Kirin 950 utiliza o método de construção da tsmc a 16 nanómetros.

Se este SoC parece poderoso então juntem-lhe o suporte para memória RAM LPDDR4 e graças a uma fuga de informação ou leak de resultados da GeekBench, uma aplicação de testes (benchmarks) que avalia a performance do processador, temos aqui resultados 20% superiores ao Exynos 7420 no teste global e até 30% superior quando avaliada a performance individual dos núcleos de processamento.

Kirin 950

  • Teste de cada núcleo: 1,909 pontos
  • Teste global: 6,096 pontos

Exynos 7420

  • Teste de cada núcleo: 1,486 pontos
  • Teste global: 4,970 pontos

Talvez queiras ver:

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).