Huawei Honor V10 vs OnePlus 5T - Qual o melhor smartphone para ti?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 4 min.

A Huawei viajou hoje até à cidade de Londres para nos desvendar o novo Honor View 10. Na realidade, este smartphone é nada mais do que a versão europeia do Huawei Honor V10 apresentado nos finais de novembro. Como característica da linha Honor, este possui uma excelente relação qualidade/preço e que o faz combater diretamente com o OnePlus 5T.

Vê ainda: Xiaomi Mi 7 – CEO da marca confirma Qualcomm Snapdragon 845

Aquilo que faz com que estes dois modelos colidam no mercado tem que ver com o seu preço de venda. Ambos os modelos podem ser adquiridos por 499€, um preço bem justo para dois equipamentos que possuem especificações de topo de gama. Qual dos dois será o mais indicado para ti? É isso que tentaremos perceber ao longo deste artigo.

Na hora de escolher um novo smartphone, existem vários pontos a ter em conta. Temos o preço máximo que estamos dispostos a pagar, o design que mais nos entusiasma e uma série de muitos outros pontos que poderão variar consoante o consumidor em causa.

Algo que não será influenciador na escolha de um destes modelos tem que ver com o seu preço, visto que tanto o Huawei Honor V10 como o OnePlus 5T custam o mesmo. Não será por aqui que poderás eliminar já um da tua lista.

Algo que será também transversal a ambos os modelos é a dimensão dos seus ecrãs. Ambos são dotados de um um ecrã de 6 polegadas, com um aspeto de 18:9 e uma resolução Full-HD+ de 2160 x 1080 pixels.

Algo que poderá influenciar desde já a tua escolha tem que ver com a localização do seu sensor de impressões digitais. No caso do OnePlus 5T, o mesmo encontra-se situado na traseira do smartphone. Já no Honor V10, este está na parte frontal do mesmo. Fazendo inclusive com que o mesmo seja fisicamente 1mm mais alto que o seu concorrente.

Também nos seus processadores temos algumas diferenças a reportar. No caso do OnePlus 5T, o mesmo é dotado de um Qualcomm Snapdragon 835. Este é um SoC topo de gama que já se mostrou capaz de aguentar com todo o tipo de tarefas a que seja sujeito.

Huawei Honor V10 vs OnePlus 5T - As principais diferenças e semelhanças entre eles

Do outro lado temos um Kirin 970, também ele um SoC topo de gama, mas que possui a vantagem de incorporar uma unidade de processamento neural. O primeiro do mercado.

Isto faz com que o mesmo possua capacidades de Inteligência Artificial que o seu concorrente não possui. Podendo as mesmas fazerem-se sentir, por exemplo, nas fotografias capturadas.

Isto leva-nos às dual-cameras presentes nestes modelos. De um lado temos uma câmara dupla com um sensor de 16MP RGB e um secundário de 20MP monocromático. A mesma presente no Mate 10 Pro e que já se revelou ser uma fantástica câmara.

Já do outro lado da barricada temos um OnePlus 5T também com uma câmara dupla, mas desta feita com um sensor de 16MP e um de 20MP, ambos com uma abertura focal de f/1.7. Esta jovem empresa chinesa justificou esta câmara como sendo capaz de reproduzir melhores resultados em condições de pouca luminosidade.

Neste ponto, terás de ser mesmo tu a discernir qual destas se adequa melhor aos teus objetivos fotográficos. Importa referir que o Huawei Honor V10 te dará uma câmara capaz de reproduzir um efeito bokeh fantástico, além de te permitir brincar um pouco com fotos a preto e branco. Já do outro lado, as possibilidades estão bem mais limitadas.

São vários os parâmetros que influenciarão a autonomia de qualquer smartphone

É importante ainda referir as baterias destes modelos. O novo Honor é detentor de uma célula de 3750mAh, com carregamento rápido. Já o OnePlus 5T possui uma célula de 3300mAh com o conhecido Dash Charge. Os números não são tudo e o software e o tipo de utilização que lhe darás terão um forte impacto na sua autonomia. Certamente que em ambos os casos serás capaz de conseguir um bom dia de utilização.

Importa por fim falar no software presente nestes equipamentos, algo que poderá ser o desbloqueador que tanto procuras (caso ainda não te tenhas conseguido decidir até aqui). Do lado do Huawei Honor V10 temos um Android Oreo mascarado com a habitual EMUI na sua versão 8.0.

Nem todos são adeptos desta interface, portanto este terá de ser um ponto bem ponderado. O meu conselho é que te dirijas a uma loja da especialidade e que mexas um pouco num equipamento da marca para tentares perceber até que ponto te conseguirás adaptar a esta interface.

Já no caso do OnePlus 5T, o mesmo peca por ter sido lançado para o mercado com o Android 7.1.1 Nougat. Por outro lado, temos uma OxygenOS que tem aspeto muito limpo e muito próximo do Android no seu estado mais puro.

Este será talvez a interface à qual mais rapidamente te conseguirás adaptar. A mesma é simples, intuitiva, fluída e sem aplicações desnecessárias. Isto é algo que facilitará em muito as suas atualizações, portanto será uma questão de tempo até que o mesmo seja brindado com o Android Oreo.

Este foi um pequeno apanhado das principais semelhanças e diferenças entre estes smartphones. Caso estejas indeciso entre eles, espero que o presente artigo sirva para que possas tomar a melhor decisão.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy A8 2018 está pronto e trará novas cores para 2018

Xiaomi Mi A1 – marca procura voluntários para testar o Android Oreo

Passado e Futuro – Como será o ano de 2018 para a Nokia?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.