Estados Unidos apelam ao boicote geral dos produtos Huawei

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O governo dos Estados Unidos da América terá incitado os seus aliados a boicotar os produtos da Huawei. Como justificação arguem em primeiro lugar as preocupações com os dispositivos móveis Android desta marca em utilização nas suas bases militares.

Isto é, o governo norte-americano não quer que nenhum produto desta fabricante Android seja utilizado por algum dos seus representantes. Agora, o apelo chega também aos países aliados dos Estados Unidos da América.

Vê ainda: Samsung, Huawei e Apple dominam o 3º trimestre de 2018 – Counterpoint

Em segundo lugar, este é apenas o mais recente capítulo num Wall Street Journal, o governo dos Estados Unidos da América quer que os seus aliados deixem de utilizar qualquer dispositivo da Huawei. Qualquer produto fabricado pela marca chinesa é um potencial risco para a segurança nacional.

Estados Unidos da América vs Huawei

Essa é a razão primordial para o apelo genérico ao boicote a esta fabricante Android e as suas repercussões serão sentidas nas próximas semanas. Relembro que os Estados Unidos da América estão a pressionar sobretudo a Alemanha, Itália, Japão, entre outros. Em terceiro lugar, tal como também nos conta a Bloomberg, a utilização de equipamentos desta marca nas bases militares norte-americanas é o novo "assunto tabu". Reiterando as preocupações com a segurança das informações veiculadas entre os dispositivos móveis, a Huawei volta a estar debaixo de fogo.

Em suma, temos agora uma forte guinada e um tom bem mais impositivo. Os Estados Unidos da América querem acabar com todo e qualquer potencial risco para a segurança dos seus agentes e respectivas informações.

Depois de numa primeira fase terem determinado o fim da venda e utilização de equipamentos Huawei nas suas bases. Agora querem colocar um ponto final neste assunto. Para tal, o governo norte-americano está disposto a compensar os seus aliados.

Apelo ao boicote internacional da Huawei

Fá-lo-á ao financiar o desenvolvimento de infra-estruturas de telecomunicações alternativas aos sistemas da Huawei. Segundo as fontes do Wall Street Journala gestão Trump quer alienar todo e qualquer componente e dispositivo móvel fabricado pela chinesa Huawei.

Tal como referido anteriormente, este é apenas o mais recente capítulo num já longo historial de desentendimentos. Em suma, apesar de ser a segunda maior fabricante mundial de dispositivos móveis, a Huawei está completamente barrada dos Estados Unidos da América.

Cumpre ainda realçar que os EUA são o 3º maior mercado mundial de dispositivos móveis. Por conseguinte, privando assim a Huawei de todo um novo e proveitoso teatro de operações.

Nesse sentido, perante a pressão dos Estados Unidos, vimos países como o Reino Unido e Austrália a repensar a sua posição perante a fabricante Android. Todos eles incitados pelos avisos anteriores da administração Trump.

A Huawei é uma das maiores fabricantes Android

Aliás, a Austrália foi ao extremos de banir a utilização de equipamentos desta fabricante Android na estrutra de telecomunicações 5G. Empreitada que ainda está em desenvolvimento. Agora, é provável que mais países sigam o seu exemplo.

Por sua vez, os Estados Unidos da América baseiam a sua postura nos alertas dados pelas agências nacionais de segurança. Desde o FBI à NSA, todas elas alertaram a gestão Trump para os eventuais riscos de segurança dos equipamentos desta marca.

Nesse sentido apontam os subsídios e fomentos financeiros prestados pelo governo chinês à Huawei. Em troco, a empresa de Ren Zhengfei, antigo militar do exército chinês, prestaria certas informações ao governo da China.

Todavia, a marca chinesa rejeita peremptoriamente qualquer acusação nesse sentido. Afirma que os seus equipamentos não representam mais riscos do que qualquer outro das várias fabricantes de dispositivos móveis.

Editores 4gnews recomendam:

Black Friday chegou às criptomoedas! Bitcoin e Ethereum continuam a cair

Huawei P Smart: Este será o design do novo gama-média Android

Huawei já pensa depois do Android e começa a testar o Fuchsia OS

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.