Huawei está mesmo a desenvolver uma alternativa ao sistema Android

Rui Bacelar
Europa Huawei G10 Samsung Top 10 smartphone EMUI 6 Huawei Android Oreo Project Treble Huawei Mate 10 Pro EMUI 8.0
A fabricante chinesa está mesmo a desenvolver uma plataforma alternativa à da Google @reuters

A Huawei é atualmente a 2ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis, sendo já uma das mais respeitadas fabricantes Android da atualidade. Todavia, a tecnológica chinesa está cada vez mais longe de conseguir realizar o seu sonho de entrar nos Estados Unidos da América.

O braço de ferro entre a nação norte-americana e a tecnológica chinesa agrava-se a cada novo capítulo. Nesse sentido, ainda recentemente a administração Trump incitou os seus aliados a boicotarem a utilização de smartphones Android e dispositivos da Huawei.

Vê ainda: Xiaomi lança um aquecedor para os pés com um preço interessante

Perante tamanho criticismo a fabricante chinesa estará a desenvolver novas formas de contornar esta ostracização. Entre estas poderemos ter uma medida algo drástica, o desenvolvimento de uma plataforma alternativa ao sistema operativo Android.

Entretanto, a Huawei sempre negou qualquer má intenção ou potencial de risco para as informações dos seus utilizadores. Argumento utilizado pela administração norte-americana para banir a marca chinesa e todos os seus dispositivos do mercado americano.

Huawei está a desenvolver uma alternativa ao Android

Todavia, certo é que tão cedo a Huawei não entrará oficialmente nos Estados Unidos da América. Enquanto isso, marcas como a OnePlus já se afirmaram neste que é o 3º maior mercado mundial de dispositivos móveis. Posto isto, a Huawei procura alternativas não só para o hardware utilizado bem como o software. Note-se que a marca utiliza processadores (SoC's) feitos pela própria - os seus Kirin. Todavia, até ao momento sempre utilizou o software desenvolvido pela Google, mais concretamente o sistema operativo Android.

Nesse sentido, acaba por fazer todo o sentido que a fabricante chinesa desenvolva eventualmente uma alternativa ao Android. Algo que já foi sugerido em várias ocasiões no passado e que agora é fortemente indicado por novas fontes asiáticas.

EMUI 9 Android Pie Huawei Google
Esta é a mais recente versão da interface da fabricante chinesa baseada no Android Pie da Google

Em suma, temos agora a indicação de que a Huawei está efetivamente a desenvolver uma alternativa ao sistema Android. Plataforma esta que eventualmente poderá substituir a plataforma da Google em certos produtos ou quando estes se destinem a certos mercados.

Segundo consta o sistema operativo chamar-se-á KirinOS mas para além do nome pouco ou nada sabemos sobre o mesmo. Todavia, esta confirmação foi veiculada por fonte oficial da fabricante Chinesa, mais concretamente por Bruce Lee, um dos executivos da divisão de dispositivos móveis.

A Huawei socorreu-se também do seu perfil oficial na rede social chinesa, Weibo, para confirmar o desenvolvimento desta alternativa ao Android. Agora, resta-nos esperar por mais informações relativamente a este tema.

Note-se que também a Google está já a trabalhar num sistema que poderá eventualmente substituir o Android, o Fuschia OS.

Eitores 4gnews recomendam:

Xiaomi Mi MIX 3. Poderás adquirir a Edição Especial já em Dezembro

Ecrã do OnePlus 6T está a dar problemas bastante frustrantes

Gionee na falência depois do CEO perder 140 milhões no casino

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.