A Huawei abordou a Mercedes e a Audi com a proposta de vender pequenas participações em sua empresa de software e componentes para carros inteligentes. A informação foi noticiada pela Reuters, que afirmou ter tido três fontes diferentes que preferiram não se identificar.
Huawei ambiciona tornar-se o principal fornecedor para Veículos Elétricos Inteligentes
No mês passado, a Huawei anunciou que destacaria a Intelligent Automotive Solution (IAS) como uma unidade de negócios independente, com o objetivo de torná-la o principal fornecedor de software e componentes para veículos elétricos inteligentes (VEs).
O suposto contacto que a gigante de tecnologia chinesa fez com a Mercedes e a Audi seria mais um passo para o crescimento da IAS, avaliada anteriormente entre US$ 28 bilhões e US$ 35 bilhões.
De acordo com duas fontes, conversas preliminares com a Mercedes nas últimas semanas negociaram a venda de uma participação de 3% a 5% na IAS. A Mercedes, entretanto, teria recusado a proposta por desejar manter o controle do seu software e preservar o seu posicionamento como uma marca premium.
A Audi, segundo duas das três fontes da Reuters, estaria a planear uma parceria com a Huawei para desenvolver tecnologias de condução autónoma para os seus veículos que chegaria ao mercado chinês a partir de 2025.
Até o moment a Mercedes chamou as informações de especulação e não quis comentar. A Audi e a Huawei não responderam a pedidos de comentários.
Huawei pretende expandir parcerias e evitar novas tensões geopolíticas
A tentativa de parceria da Huawei com a Mercedes e a Audi ocorre num momento em que a maioria dos fabricantes de automóveis globais na China está cada vez mais concentrada em estabelecer parcerias com empresas chinesas.
No entanto, a Huawei tem sido alvo de sanções dos Estados Unidos desde 2019. A decisão de expandir suas parcerias para além das marcas chinesas tem como objetivo defender a empresa de potenciais novas tensões geopolíticas com a presença de investidores estrangeiros.
De acordo com Richard Yu, que supervisiona o negócio de carros inteligentes da Huawei, tem sido difícil para as empresas europeias, norte-americanas e japonesas escolherem a Huawei como seu principal fornecedor de soluções inteligentes devido às sanções dos EUA.
Atualmente, a Huawei já formou parcerias com fabricantes menores de carros elétricos, como o Seres Group, e algumas grandes fabricantes mais antigas, como Chongqing Changan Automobile.
A Changan Auto já afirmou que tem planos de ser um investidor no negócio de carros inteligentes da Huawei assim que for destacado da empresa, detendo até 40% junto com partes relevantes.
Em novembro, Yu revelou que a Huawei havia convidado também para investir na IAS as empresas Chery Automobile, Jianghuai Automobile Group, BAIC Motor e FAW Group.
Editores 4gnews recomendam: