HMD lançará o Nokia que não vais querer ter...

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O novo Nokia 3310 já foi lançado em vários mercados, estando já disponível em Portugal. Muito em breve publicarei aquela que foi a mais custosa review / análise. Utilizar um telemóvel como equipamento principal em pleno 2017 foi um erro, crasso. Contudo, para além do telemóvel 3310 para 2017, a HMD Global - atual dona da Nokia - está a planear lançar mais equipamentos durante este ano. Quando deles serão smartphones? Quantos deles serão telemóveis?

Vê também: Vivo mostra o protótipo de smartphone com leitor biométrico no ecrã

Graças às informações que nos chegam através da TENAA (agência estatal de regulação de dispositivos móveis da China) temos várias fotografias do próximo Nokia e não é bem aquilo que estávamos à espera. Se procuras ou anseias pelo topo de gama Nokia 9 (smartphone) então...terás que esperar. Este novo dispositivo é um telemóvel e não o vais querer ter (provavelmente).

O NOKIA que dificilmente quererás!

Este Nokia será lançado pela HMD Global e ainda nem sequer tem nome. Além disso, a lista de características e especificações também não foi revelada. De qualquer forma não adianta falar em processador ou RAM quando se trata de um telemóvel. Será o mais básico dos básicos - mais ainda que o Nokia 3310, esse pelo menos ainda é colorido. Não sabemos sequer o seu preço. Temos apenas esta galeria de fotos oriunda dos registos da TENAA.

Este telemóvel tem o nome de modelo TA-1017 e tal como o 3310, nem sequer terá conexão 3G. Talvez uma das suas variantes já possua este tipo de conexão para permitir ao utilizador algum tipo de navegação na web, mesmo que seja através do tráfego de dados. O seu preço será um pouco superior caso efectivamente exista tal versão e a HMD aprove a sua chegada aos mercados.

Este novo telemóvel (provavelmente o Nokia 130 da HDM) terá suporte para dois cartões (chips) SIM (Dual-SIM) e tem uma pequena câmara na sua traseira. Note-se ainda a presença de um flash LED e a grelha para o altifalante. Além disso, não será propriamente fino como podem reparar pelas fotografias.

Telemóvel Nokia muito básico da HMD

Em suma, este telemóvel pode ser o novo equipamento para o mercado de gama muito baixa, o mais básico dos básicos. A HMD quererá proporcionar um equipamento para quem procura apenas fazer chamadas, SMS, talvez jogar Snake e pouco mais. O seu sistema operativo será, muito provavelmente, o S30+ muito semelhante ao Symbian que conhecemos de outrora.

Esperemos para ver quais são os planos da HMD para este telemóvel Nokia mas a menos que seja extremamente barato, quem é que vai querer este pequeno tijolo desprovido de cor quando já temos os vistosos Nokia 3310 no mercado?

Outros assuntos relevantes:

Especificações do Galaxy Note 7 FE reveladas antes da sua apresentação

Motorola Moto X Force e Moto Z Play recebem novas atualizações Android

LeEco: Dificuldades financeiras e uma crise que parece não ter fim

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.