A Vodafone juntou-se à Celfocus para desenvolver a Vodafone Analytics que está a colocar em prática esta semana na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Esta vai recolher e a interpretar dados da rede móvel em Lisboa, que vão permitir saber de onde vêm, por onde se movem e como interagem os peregrinos deste evento mundial.
A parte importante desta ferramenta é que consegue analisar, de forma imediata, totalmente anonimizada e através de técnicas avançadas de computação, os dados recolhidos pelas antenas Vodafone junto dos dispositivos a ela ligados.
Estes podem ser, por exemplo, smartphones, mais em particular nas zonas de influência da JMJ. Assim podem ser identificadas tendências de fluxo destes visitantes, a sua caracterização demográfica e localização, assim como padrões comportamentais de mobilidade.
Maior parte dos visitantes da JMJ chegam de França, Reino Unido e Espanha, segundo a Vodafone
Em comunicado, a 1 de agosto, a Vodafone revelou que foi detetado um aumento de 36% na chegada de visitantes a Lisboa em relação aos sete dias anteriores ao arranque do evento. De destacar que a maior parte destes visitantes chegaram de países como França, Reino Unido e Espanha, enquanto os visitantes nacionais vieram sobretudo dos distritos de Setúbal, Faro e Porto.
Ao longo da última segunda-feira, as zonas de maior aglomeração destes peregrinos foram Alvalade, Lumiar e Avenidas Novas. Quanto ao perímetro da JMJ, em Lisboa, os locais que registaram maior aglomeração na véspera do evento foram a Praça do Comércio, Parque Eduardo VII e Alameda.
10% dos resistentes de Lisboa saíram da zona esta semana
É bom realçar que, nesta última semana saíram de Lisboa 10% dos residentes, com destino sobretudo a Loulé, Albufeira e Sintra - numa altura que, tradicionalmente, é também de partida de muitos residentes para férias fora da capital. Podes acompanhar todos os dados no site oficial da Vodafone.
Editores 4gnews recomendam: