Muitos dos que procuram uma nova bicicleta elétrica, querem algo que os sirva em todas as condições. Seja na viagem para o trabalho, num curto passeio ou em todo o terreno, a Himiway Cruiser apresenta-se como a bicicleta ideal para todas, e mais algumas, condições.
Ao longo as últimas semanas tive oportunidade de testar esta Himiway Cruiser, e neste artigo conto-te a minha opinião sobre a mesma, e tento perceber para quem pode ser um produto adequado para ti. Vamos a isso?
Unboxing e primeiras impressões
Fazer o unboxing da Himiway Cruiser pode assustar os menos destemidos. É que estamos a falar de um bicicleta elétrica com 32 kg que nos chega às mãos numa caixa de 43 kg. Mas é apenas fogo de vista.
Chega numa caixa com pegas, e muito bem embalada. E embora seja a maior bicicleta elétrica que já testei, a montagem foi das mais simples com que já me confrontei.
Foi apenas necessário montar o guiador, os pedais, a luz frontal e os pedais. Foi ainda necessário ajustar a bagageira, os pára-lamas e colocar a roda frontal perfeitamente alinhada.
Pelo tamanho, esperava uma montagem mais difícil e diria que mesmo os utilizadores menos entendidos conseguirão montá-la sem problemas. Feitos os ajustes aos travões, estava a pronta a andar.
As primeiras impressões são, passe a redundância, impressionantes. O tamanho e robustez da Himiway Cruiser impõem respeito. Notamos imediatamente que é um produto bem construído e pensado, e só apetece começar a pedalar.
Principais características da Himiway Cruiser
- Motor sem escova de 250 W com torque máximo de 80 Nm
- Bateria de 840 Wh com células LG de 48 V 17.5 Ah
- Autonomia por carga estimada entre 56 e 96 km
- Carregamento da bateria entre 6 a 7 horas
- Velocidade máxima de assistência à pedalagem de 25 km/h
- Sistema de 7 velocidades Shimano
- Capacidade de carga máxima de 192 kg
- Altura recomendada de utilizadores entre 160 e 195 cm
- Pneus de 26 por 4 polegadas (pneus gordos)
- Travões de disco mecânicos de 180 mm
- Pedais de alumínio com refletores
- Quadro em alumínio
- Farol frontal LED de 48V; luz traseira integrada
- Suspensão de alumínio com ajuste e bloqueio hidráulico
- Acelerador meio rotativo para arranque até 6 km/h
- Rack/banco traseiro para transporte de compras ou de crianças
- Peso aproximado de 32 kg (ou 28 kg sem a bateria)
Como é guiar a Himiway Cruiser
Desde o primeiro momento em que comecei a guiar a Himiway Cruiser que notei um ponto essencial: estabilidade. Se procuras uma bicicleta estável na condução, em qualquer tipo de terreno, este é um modelo que deves considerar.
Esta tem suspensão frontal, que vai ajudar-te a melhorar essa mesma estabilidade quando enfrentares alguns buracos ou em terrenos mais difíceis. E mesmo não tendo suspensão traseira, não senti a sua falta.
É que um dos grandes destaques deste modelo, e que salta à vista desarmada, são os seus pneus gordos (fat tire) de 26 por 4 polegadas. É muito graças à dimensão e qualidade destes que temos uma condução segura, estável e com boa aderência.
De origem, esta Himiway Cruiser chega com cinco modos de assistência à pedalagem (PAS). Entre poderás conseguir velocidades até aos 25 km/h permitidos por lei na Europa.
Tens também o modo zero, se não achares necessário pedalar e a quiseres usar como uma bicicleta clássica. Em termos de desempenho, esta é alimentada por um potente motor de 250 W.
Mesmo sendo uma bicicleta com 32 kg, posso dizer-te que é um verdadeiro prazer conduzi-la e nunca sentes esse peso. Mesmo em subidas íngremes, ao a usarmos nos modos 4 ou 5 de assistência à pedalagem, o esforço é mínimo e vais simplesmente desfrutar.
No meu caso, sou um utilizador com pouco mais de 60 kg e 170 cm de altura. Mas esta consegue suportar uma carga total de até 192 kg, e utilizadores até 195 cm.
Conta com sete 7 velocidades num sistema efetivo da Shimano. Embora consigas subir qualquer caminho na mais elevada, podes fazer variações consoante a intensidade da pedalagem que preferires.
É bom destacar que esta conta com travões de disco hidráulicos. Após alguns ajustes, estes revelam-se bastante efetivos na travagem, sem quaisquer ruídos parasitas.
Um pormenor importante neste modelo é que conta com um acelerador no punho direito. Mas pelo menos na Europa, este serve apenas para te ajudar nos arranques.
Como a Himiway Cruiser é uma bicicleta pesada, o acelerador é ideal para arrancares (em semáforos por exemplo). Mas só te providencia assistência até 6 km/h. Também é interessante caso precises de transportar a bicicleta à mão a teu lado.
O selim da Himiway Cruiser é bastante confortável e extenso, sendo adequado para viagens de longa duração. É facilmente adaptável em altura, e tem uma pega na zona traseira, facilitar o transporte na bicicleta.
As proteções punhos são um dos destaques pela positiva desta Cruiser. Além de possuírem uma boa pega, têm um acabamento em pele sintética, com efeito antiderrapante. São bastante confortáveis e dos melhores que já usei.
Quanto às luzes traseira e dianteira, chegam incluídas. Estas fornecem uma luminosidade competente para que possas ser visto durante a noite, e para poderes iluminar o teu percurso.
Como é a autonomia da Himiway Cruiser
A bateria da Himiway Cruiser é de 840 Wh e conta com células Samsung e LG, e uma potência de 48 V 17.5 Ah. Encontra-se visível no quadro da bicicleta, e pode ser retirada para carregamento com as chaves disponíveis.
Caso não necessites de a retirar, esta também pode ser carregada diretamente na bicicleta. À distância de um botão, esta também te mostra o nível de bateria, para saberes se está na hora de carregar.
Quanto à autonomia, a marca promete que os utilizadores poderão esperar entre 56 e 96 km numa única carga. E é daquelas vezes em que as promessas da marca me parecem bastante realistas.
Usando a Himiway Cruiser nas minhas voltas, e sendo um utilizador com 60 kg, diria que a autonomia média deve andar entre os 60 e os 70 km para a minha utilização. Claro que isto depende sempre do percurso, do piso e da temperatura ambiente.
De realçar que estes números são alcançados se cumprires com os 25 km/h definidos por lei. Se optares por desbloquear a Himiway Cruiser para atingir os 40 km/h, a autonomia vai necessariamente descer.
Quanto ao carregamento, parece-me perfeitamente normal para uma bateria deste tamanho. A marca afirma que esta demora entre 6 a 7 horas para carregar, e foi isso que sucedeu comigo.
O sistema de segurança da Himiway Cruiser
O sistema de segurança da Himiway Cruiser é apenas para a sua bateria protegida por chaves. Isto significa que esta é “plug and play”. Basta carregar no botão de ligar, a as potencialidades elétricas encontram-se disponíveis se esta se encontrar colocada.
Não temos um código a proteger este ecrã, pelo que deves sempre deixá-la em locais que consideres seguros. E se assim não for, levar a bateria contigo certamente vai adicionar um patamar de descanso.
Na ótica do utilizador, é bom não ter de pensar em levar uma chave sempre que vamos para qualquer lado. Mas um código quando a ligamos, seria algo interessante de implementar. Em todo o caso, a Himiway fornece 7 dicas para bloqueares a tua bicicleta elétrica de forma apropriada.
Como é a construção, design e peso da Himiway Cruiser
Com um quadro em alumínio e sem quaisquer zonas sensíveis, a Himiway Cruiser é construída como um verdadeiro ‘tanque’. Esta é verdadeiramente robusta, e nota-se que será um produto feito para durar muito tempo.
Não notei quaisquer ruídos parasitas ou peças soltas, e tudo parece ter uma boa qualidade. Os pneus de 26 por 4 polegadas ajudam a atestar essa boa construção, e a marca afirma que são anti-furo.
De notar que existem alguns fios ao longo do quadro, mesmo na parte inferior junto ao controlador. Isso deve trazer alguma especial atenção de limpeza regular, para que essa zona não se danifique. Mas nada de grave.
O design da Himiway Cruiser pode não agradar a todos, mas não deixa ninguém indiferente. Os pneus são o seu elemento mais vistoso, e é através destes que conseguimos uma estabilidade sem igual.
Com este tipo de design, a Himiway Cruiser consegue agradar a quem quer uma bicicleta elétrica todo o terreno. Ideal para condições mais difíceis, mas facilmente utilizável em cidade.
A Himiway Cruiser pesa 32 kg, e é grande o suficiente para que não seja boa de transportar por escadas ou no elevador. Nesse caso, terás a deixar na garagem a carregar ou então retirar apenas a bateria e levá-la para casa e recarregar.
Como é o ecrã da Himiway Cruiser
O ecrã da Himiway Cruiser é provavelmente o melhor painel que já testei numa bicicleta elétrica. E mostra que, muitas vezes, o mais simples é o melhor. Trata-se de um painel LCD com excelente visibilidade tanto de dia com muita luz, como na noite escura.
E como podes ver nas imagens , este mostra-nos toda a informação necessária para qualquer viagem. Em maior evidência temos a informação sobre a velocidade atual.
Na zona superior temos o nível da capacidade da bateria, e ao lado tens os níveis de assistência à pedalagem. Aí também tens um wattímetro, que basicamente te mostra a energia que o motor está a providenciar em tempo real.
Na zona inferior do ecrã serás tu a escolher aquilo que queres ver. Desde os quilómetros percorridos na última viagem, ao tempo, velocidade média ou máximo e a informação de quando quilómetros já percorreu a bicicleta no total (odómetro), é à tua escolha.
Discretamente, na parte inferior da moldura do ecrã encontra-se uma porta USB. Esta pode ser usada para carregares o teu smartphone de forma conveniente numa emergência.
Este ecrã pode ser comandado e personalizado pelos botões na lateral. Tens o botão de ligar/desligar, os botões de “+” e “-“ para alternar entre os níveis assistência, o botão de ligar as luzes ainda o botão “i”, para alternares entre a informação a ser apresentada na parte inferior do painel.
Conclusão sobre a Himiway Cruiser
A Himiway Cruiser é perfeita se procuras uma bicicleta elétrica todo o terreno. Vai servir-te com toda a segurança, estabilidade e robustez nas tuas deslocações de casa-trabalho, podendo facilmente substituir o teu veículo habitual.
Mas estará lá também se procuras divertimento. Isto porque os seus pneus de 26 por 4 polegadas aliados à suspensão frontal, tornam-na ótima para conduzir em terrenos fora de estrada.
É uma bicicleta que vai exigir um espaço para a guardares e pesa 32 kg, mas a sua bateria é facilmente retirável para ser recarregada. E dependendo das condições, a autonomia prometida entre 56 e 96 km da marca pode ser facilmente cumprida.
Aguentando uma carga total de 196 kg, tendo uma bagageira incluída e com capacidade para colocar um cesto frontal, esta também se pode afirmar como a bicicleta perfeita se trabalhas a fazer entregas.
Disponibilidade da Himiway Cruiser
A Himiway Cruiser encontra-se disponível no site oficial da marca por 1799 €. Ao comprar a bicicleta elétrica por este valor, a marca inclui gratuitamente os pára-lamas, uma ferramenta 16 em 1 multifunções, um boné e ainda a bagageira (rack).
Caso queiras saber mais detalhes sobre o envio, consulta o site oficial da Himiway para tal. De realçar que os envios são feitos a partir de armazém europeu, pelo que não terás problemas com alfândega.
É sempre bom relembrar que podes candidatar-te ao incentivo do Fundo Ambiental, e recuperar algum do valor da tua compra. Podes saber mais sobre este tema, no site oficial do Fundo Ambiental.
A 4gnews atribui à Himiway Cruiser uma pontuação de 4,5 estrelas em 5 possíveis.
Editores 4gnews recomendam: