HarmonyOS, sistema da Huawei para substituir o Android, será o 5º maior do mundo em 2020

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Os prognósticos são da Counterpoint Research e afirmam que o novo sistema da Huawei, HarmonyOS, que chegará para substituir o sistema Android nos seus smartphones, será o 5º maior do mundo já em 2020.

Atenção que aqui estamos a avaliar sistemas operativos para produtos eletrónicos. Ou seja, estamos a contar também com Windows, Mac e Linux para além de Android, iOS.

HarmonyOS da Huawei ultrapassará o Linux já em 2020

Os analistas acreditam que com a enorme frota de dispositivos da Huawei, o HarmonyOS conseguirá já em 2020 tornar-se o 5º sistema mais utilizado do mundo. Ultrapassando assim o sistema Linux.

O mercado neste momento tem esta segmentação

Segundo a Counterpoint a segmentação de mercado em 2019 está nestes termos. O Android está à frente com 39% seguido logo com Windows da Microsoft com 35%. O iOS chega em terceiro com 13% com o MacOS em quarto lugar. O Linux deverá ser o sistema que será ultrapassado por este HarmonyOS.

  • Android - 39%
  • Windows - 35%
  • iOS - 13.87%
  • MacOS - 5.92%
  • Linux - 0.77%

Android continua a ser a posta da Huawei

Por muito que a Huawei tenha referido que o HarmonyOS é o futuro para os seus dispositivos, a marca também referiu que queria continuar a utilizar o sistema Android para os seus equipamentos.

O HarmonyOS foi utilizado pela primeira vez nas suas SmartTVs que ainda não chegaram ao nosso mercado e estão apenas à venda no mercado asiático.

Executivo fala das vantagens do HarmonyOS face o Android e iOS

O executivo da Huawei, Joy Tan, referiu alguns dos aspetos que fazem do HarmonyOS mais atrativo. Principalmente para desenvolvedores. Ele apontou que "O Harmony OS é um sistema operativo leve e compacto, com funções poderosas. Comparado a outros sistemas operativos no mercado, possui um número muito menor de linhas de código e, portanto, é mais seguro."

Continuou dizendo "O objetivo do sistema operativo da Huawei é diferente do Android e iOS. Os desenvolvedores precisam desenvolver aplicativos apenas uma vez e os aplicativos podem ser implantados de forma flexível em vários terminais."

Em suma, não conseguimos adivinhar o futuro (ou estaria rico neste momento) mas sabemos que a Huawei está a investir forte no seu novo sistema. Esperemos que seja capaz de bater com o Android e iOS. Afinal de contas, a concorrência é importante para o consumidor final.

Editores 4gnews recomendam:

  • Este é o Xiaomi Redmi K30 (Xiaomi Mi 10T)! E não me parece que vás gostar!
  • Roubo de criptomoedas Ethereum totaliza 49 milhões de dólares
  • Huawei processa comissão dos Estados Unidos por acusações de espionagem
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.