Há uma empresa mais valiosa que a Apple. Adivinhas qual é?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Qual é a empresa cotada em bolsa mais valiosa dos Estados Unidos da América? Não é a Apple e também não é a Microsoft. Preparado para a revelação? É a NVIDIA que atualmente está avaliada nuns incríveis 3,62 biliões de dólares (3,43 biliões de euros). Mas há mais números impressionantes.

NVIDIA cresceu mais de 2000% e vale mais que meia dúzia de empresas juntas

imagem alusiva a um processador de IA
Uma das razões da valorização da NVIDIA no mercado de valores é a sua produção de processadores IA Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Numa das últimas avaliações financeiras, a NVIDIA registou um aumento de 205,4% ano a ano e um crescimento de mais de 2000% nos últimos anos.

Como se isso não fosse suficientemente impressionante, a empresa sozinha consegue ser mais valiosa que seis empresas conhecidas todas juntas – mais especificamente, Visa, Netflix, Walmart, JPMorgan, UnitedHealth Group e Eli Lilly.

De acordo com os analistas de mercado, a razão para isto acontecer está diretamente ligada à tecnologia de Inteligência Artificial. Atualmente, a NVIDIA tem uma forte produção de processadores IA e essa área está a levar os acionistas a apostarem nesta empresa em bolsa.

Resultado? É atualmente a empresa com mais valor cotada em bolsa e está próxima de atingir um valor recorde de avaliação de 4 biliões de dólares (3,7 biliões de euros).

Mas continua a ser perseguida de perto pela Apple que está avaliada em 3,43 biliões de dólares (cerca de 3,25 biliões de euros). Existem ainda outras duas ameaças à NVIDIA e que também estão ativamente envolvidas na tecnologia de Inteligência Artificial.

A Microsoft que está avaliada em 3,14 biliões de dólares (2,9 biliões de euros) e a Alphabet, proprietária da Google com uma avaliação mais baixa de 2,19 biliões de dólares (aproximadamente 2 biliões de euros).

O mercado de ações promete mexer muito nos próximos tempos e com a tecnologia de Inteligência Artificial a revelar-se como uma as apostas preferidas dos acionistas.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt