GTA V a correr no smartphone Android? Sim é possível (vídeo)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

GTA V é um dos jogos de maior sucesso da última década para as principais consolas e PC. Contudo, o sucesso da Rockstar não possui uma versão oficial para Android, o que levou a que terceiros mudassem esse paradigma.

Muitos perguntarão como foi possível alcançar esta proeza e a resposta é simples: um emulador. A prova disso foi partilhada em vídeo (que podes ver abaixo) através do Reddit.

GTA V a correr num Xiaomi POCO F3 é possível graças a um emulador

O equipamento cobaia foi um Xiaomi POCO F3. Mesmo não sendo o modelo mais recente da marca, a presença de um processador Snapdragon 870 e 8 GB de RAM foram suficientes para correr o GTA V de forma aceitável neste smartphone.

Como certamente percebeste pelo vídeo, não podemos afirmar que o GTA V corre de forma fluída no equipamento em causa. Aliás, o desempenho limitado a 25 - 30 fps são uma demonstração das suas limitações.

Podemos ainda notar o esforço que o POCO F3 faz para executar o título da Rockstar, com a sua memória RAM constantemente a rondar os 90%. Em todo o caso, este modelo mostrou fibra suficiente para executar algo tão exigente como o GTA V.

No tópico criado no Reddit para o efeito, podemos ler o comentário de outro utilizador a afirmar que consegue correr o GTA V num equipamento com processador Snapdragon 7+ Gen 2. Aí, apresenta um melhor desempenho com um intervalo de 40 - 50 fps.

Isto leva-nos a imaginar como será correr este jogo num smartphone topo de gama atual. Certamente que processadores mais potentes possibilitariam um desempenho mais fluído e uma experiência de jogo mais satisfatória.

Mobox foi o emulador escolhido para esta tarefa

Para os mais curiosos, os autores revelaram que utilizaram o emulador Mobox para esta empreitada. Contudo, o processo poderá não estar ao alcance de qualquer utilizador.

O processo de instalação de GTA V num smartphone Android exige algum domínio de emuladores. Por isso, se não tens experiência no ramo, provavelmente é melhor não tentares replicar a proeza.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.