Grandes mudanças a chegar. Google revela data de chegada do Apple RCS

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Desde há muito tempo que os utilizadores do iPhone esperam que o modelo ganhe suporte para mensagens RCS.

Já se sabia que tal vai acontecer, mas uma nova página da Google foi mais longe e revelou a data de chegada deste suporte tão desejado ao iPhone. Preparem-se, as mensagens RCS chegam ao smartphone da Apple já neste outono.

O que o suporte RCS traz ao iPhone

imagem da página Google com o suporte RCS no iPhone
Página Google com o suporte RCS no iPhone Crédito@PhoneArena

As mensagens RCS – Rich Communication Services – fornecem uma experiência mais repleta que as mensagens convencionais. Na prática, atualizam os recursos de mensagens de texto para ficarem mais parecidos com as mensagens de aplicações como o WhatsApp e Messenger do Facebook.

A Apple tem vindo a resistir na integração deste suporte no iPhone. Mas, a partir do próximo outono, as mensagens RCS chegam a trazem consigo várias novidades. A saber:

Partilha com qualidade: O RCS permite o envio de ficheiros com tamanho maior, fotos e vídeos, sem que estes percam em qualidade, permanecendo nítidos e detalhados.

Recursos de conversa em tempo real: O RCS inclui indicadores de digitação. Por outras palavras, quem envia a mensagem consegue saber quando o destinatário está a responder. Este suporte envia também recibos de leitura de mensagem para que o utilizador saiba quando a missiva foi entregue e vista.

Organização de mensagens: Um grupo grande pode levar a uma troca de mensagens confusa. O RCS inclui recursos como nomes nas mensagens enviadas, lista de participantes no grupo e mensagens em encadeamento. Tudo junto torna mais fácil para todos os participantes acompanharem a conversa.

iMessages continua a existir

Mas a Apple não vai desistir do iMessages. Esta aplicação vai manter-se no iPhone e quando utilizada vai apresentar os seus balões na cor azul.

Já as mensagens RCS vão surgir em balões verdes. Tudo para ajudar os utilizadores a perceberem qual dos serviços estão a utilizar para comunicar.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt