GPT-5 a caminho? OpenAI promete nova IA incrível e "coisas fixes"

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Parece que a OpenAI está a caminho de dar o próximo grande passo na indústria de Inteligência Artificial (IA). Enquanto diferentes tecnologias têm o GPT-4 como a IA mais avançada atualmente (incluindo o próprio ChatGPT), a empresa já está a trabalhar num possível GPT-5.

Durante uma entrevista num podcast, o CEO da gigante de tecnologia, Sam Altman, revelou que um novo modelo deve ser lançado ainda em 2024, mas não deu mais informações sobre o seu nome e as suas funcionalidades.

Outras "coisas fixes" devem chegar antes do novo modelo

Durante o podcast de Lex Friedman, que foi ao ar no último dia 18, Altman foi questionado sobre a possibilidade de um GPT-5. O trecho pode ser visto no vídeo acima, a partir de 1h05. O CEO responde de forma evasiva, mas também provocadora.

"Vamos lançar um novo modelo incrível este ano. Não sei como vamos chamá-lo. Não sei, essa é a resposta honesta", revelou o líder da OpenAI.

Altman conseguiu desviar habilmente de outras perguntas do entrevistador sobre o tema. Ainda a falar sobre o futuro, contudo, o CEO revelou que podemos esperar por várias outras novidades.

"Vamos lançar nos próximos meses muitas coisas fixes, que eu acho que vão ser muito fixes, mas antes de falarmos de um modelo GPT-5, chamado assim ou não, acho que temos muitas coisas importantes para soltar primeiro", afirmou o empresário.

As próximas novidades e o potencial de um GPT-5

Entre as novidades já confirmadas, temos a incrível IA para criar vídeos Sora, com lançamento marcado até o final deste ano. Além disso, a expetativa é de que a OpenAI lance um GPT-4.5 antes de chegar ao GPT-5.

Numa fuga de informação da própria OpenAI, o GPT-4.5 foi descrito como um modelo que vai "superar o antecessor em velocidade, precisão e escalabilidade”.

Um modelo de linguagem treinado com grandes volumes de dados de texto e IA, o GPT (Generative Pre-training Transformer), teve sua primeira versão lançada em 2018. Desde então, a cada nova versão, a IA ganha novos recursos, já sendo capaz de gerar texto escrito em diferentes estilos e idiomas, responder perguntas, gerar resumos e traduções, criar imagens a partir de prompts de texto e muito mais.

O GPT-4 é considerado uma versão avançada, com uma maior compreensão da linguagem natural e capacidade de "raciocínio". E pelo pouco que Sam Altman anunciou até agora, o salto entre o GPT-4 e o futuro GPT-5 deve ser significativo.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.