A Google continua a tentar aumentar a segurança do Android e para isso, opta por apertar as regras para a instalação de aplicações fora da Play Store. Desta feita, ela irá introduzir um novo mecanismo de verificação semelhante ao existente no iPhone.
O objetivo das novas regras é verificar a identidade daqueles que distribuem as aplicações que instalas no teu Android. A empresa norte-americana mostra-se confiante que as novas regras irão diminuir significativamente a distribuição de malware no seu ecossistema.
Programadores terão de se "identificar" para que as suas apps sejam instaladas no Android
Conforme a Google anunciou no seu blog para programadores, a partir do próximo ano, ela alargará o seu requerimento para verificação do programador. Trata-se de uma funcionalidade que já vigora na Play Store desde 2023 e obriga todos os distribuidores de aplicações a identificar-se.
Esta obrigação será alargada para todos os métodos de instalação de aplicações no Android. Por outras palavras, lojas de aplicações de terceiros e fontes diretas (por exemplo, sites ou repositórios de apps) terão de fazer o mesmo.
A Google compara esta regra com a verificação de identidades que acontece nos aeroportos. Ela quer saber quem está a distribuir uma determinada aplicação, mas sem olhar diretamente para o seu conteúdo. Essa tarefa será delegada para outros mecanismos.
A instalação de aplicações fora da Play Store continuará a ser permitida, mas com regras mais apertadas. Para que isso aconteça, os responsáveis pela app têm de submeter-se à verificação de identidade na Android Developer Console.
A segurança dos utilizadores está em primeiro lugar
O grande propósito para a implementação desta regra é a segurança dos utilizadores. Este mecanismo de verificação almeja impedir que aplicações maliciosas, disfarçadas de apps fidedignas, entrem no Android e lesem os seus milhões de utilizadores.
Segundo dados revelados pela própria Google, a instalação de aplicações fora da Play Store é a principal porta de entrada de malware no Android. Ela refere que, neste cenário, a probabilidade de isso acontecer é 50 vezes superior.
Quando entram em vigor as novas regras?
Estas regras terão uma implementação gradual. O novo sistema entrará em fase de acesso antecipado já em outubro, mas a sua implementação oficial acontecerá apenas em 2026.
Em março do próximo ano, os programadores terão acesso à nova consola de verificação, com implementação obrigatória até setembro de 2026 em alguns países. Já para Portugal e outros mercados, isso só acontecerá em 2027.