Google já disponibilizou a mais recente versão Beta 2.1 do Android 12

Rui Bacelar
Comentar

A Google segue um calendário de lançamentos bastante rigoroso no que concerne aos testes e lançamento de novas versões do seu sistema operativo, neste caso o Android 12. Com efeito, estamos já na fase dos testes públicos, ou Beta pública neste fim de junho.

Como tal, temos agora uma nova pública de testes para todos os interessados que tenham um smartphone compatível com estas compilações. Trata-se da Android 12 Beta 2.1 que traz consigo diversos incrementos e várias correções de erros ou bugs.

A Google começou a distribuir a compilação Android 12 Beta 2.1

🤖 We released #Android12 Beta 2.1! This patch release has a few fixes for issues reported by developers and users. If you’re running Android 12 Beta on Pixel, watch for an update soon or visit https://t.co/MASaM0SoWj for downloads. Release notes → https://t.co/rAx3DW1w4R pic.twitter.com/qAR5uCkuK0

— Android Developers (@AndroidDev) 23 de junho de 2021

Em primeiro lugar, com a Android 12 Beta 2.1 temos a correção dos problemas que impediam os utilizadores de aceder aos conteúdos apresentados no ecrã de bloqueio. Por exemplo, era impossível fazer um swipe down, o arrastar com o dedo para ver as notificações recebidas. De igual modo não era possível limpar essas notificações, nem mesmo deslizar para desbloquear o telefone.

O problema condicionava em certo ponto a usabilidade da anterior versão pública de testes, causando frustração junto dos utilizadores. Como tal, a Google viria a colocar esta correção no topo das prioridades para esta nova distribuição.

Em segundo lugar, os problemas que afetavam a aplicação de meteorologia e nas informações de eventos apresentadas na aplicação de calendário, que não apareciam nos realces, os Glances, foram agora resolvidos pela Google.

Recordamos que os Glances são uma das novidades do Android 12, apresentando pequenos e breves cartões com informação relevante. É um dos atalhos de produtividade que a tecnológica desenvolveu para a nova versão do seu sistema operativo.

De igual modo, solucionou-se também um erro que fazia com que diversas animações ficassem tremidas ao usar os gestos de navegação. Isto era visível ao aceder ao menu das Apps Recentes através dos referidos gestos.

A nova compilação corrige vários erros e incorpora novidades da Google

Temos novos indicadores de permissões para o microfone e câmara, agora a funcionar corretamente. Até ao momento era frequente estes indicadores ficarem congelados e, por vezes, desaparecer completamente até que o smartphone fosse reiniciado.

Mais ainda, o erro que congelava o smartphone no ecrã de instalação (o wizard) de configuração de instalação da versão Beta, provocando invariavelmente um reiniciar forçado, foi agora solucionado.

Por fim, também os erros que afetavam a utilização do Android Emulator foram resolvidos, algo particularmente importante para programadores de software.

A atualização está em distribuição pela Google

A todos os utilizadores que já tenham a versão beta instalada nos smartphones chegará via OTA a compilação Android 12 Beta 2.1 com o número SPB2.210513.011.

Por fim, caso tenham um dispositivo Google Pixel e queiram testar esta nova compilação podem inscrever o vosso dispositivo através do Programa beta.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.