Google TV receberá novidade que dispensará o comando físico

Carlos Oliveira
Comentar

Uma das grandes novidades do novo Chromecast com Google TV é a inclusão de um comando. Este acessório permite uma maior comodidade na navegação pelos menus do sistema operativo, porém, em breve poderá tornar-se obsoleto.

Tal como aponta a publicação 9to5 Google, a aplicação Google TV deverá receber brevemente uma função de controlo remoto. Conclusões retiradas da análise à mais recente versão da aplicação do Google TV.

Google TV receberá funcionalidade de comando embutido

Até agora, quem deseje usar o seu smartphone para controlar a sua televisão com Android TV tem de instalar uma aplicação independente. Contudo, esta já não recebe novidades desde abril de 2017, o que indicava que a Google tivesse desistido do projeto.

Google TV

Com a chegada da versão 4.25 da aplicação Google TV, foram encontradas pistas de que esta receberá a funcionalidade de controlo remoto. Concretamente, são visíveis referências a um pad direcional e aos botões confirmar e retroceder.

Isto significa que, em breve, a aplicação do Google TV deve receber as funcionalidades que encontramos em qualquer comando. Desse modo, deixará de ser necessário um comando físico ou a instalação de outra aplicação para o mesmo efeito.

A comunicação entre a televisão e a aplicação presente no teu smartphone deverá acontecer através de Wi-Fi ou Bluetooth. Funcionalidade que ainda não está funcional na mais recente versão da aplicação.

Ainda é cedo para percebermos exatamente como funcionará esta nova função. Certo é que virá para substituir a aplicação Android TV Remote Control, mas será que terá estofo para substituir plenamente os comandos físicos?

Essa é uma questão à qual só conseguiremos responder quando a Google libertar esta funcionalidade e apresentar as suas valências. Até lá, continuarás a precisar do teu comando para interagir com a tua televisão inteligente.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.