Google Fotos introduz funcionalidade evocativa da nostalgia

Rui Bacelar
Comentar

A nostalgia é uma ferramenta poderosa para marketing e produção de conteúdos, algo que não passou despercebido à equipa responsável pelo serviço Google Fotos que agora introduz uma função apontada especificamente a este valor.

Dando seguimento às memórias personalizadas que já são apresentadas na aplicação Google Fotos para dispositivos móveis, a empresa norte-americana continua a explorar este vetor. Em breve chegam os novos destaques evocativos de épocas felizes.

A nostalgia nas memórias do Google Fotos

Teremos muito em breve novas coleções feitas automaticamente pelos algoritmos da Google que darão destaque a cenários de outrora como os jogos de salão - bilhar - ou as últimas luzes de cada dia - o por do sol. São dois novos tipos de memória a caminho do serviço Google Fotos.

Até ao momento o serviço já nos dá algum conteúdo curado pela IA com destaque para pessoas, locais, animais de estimação, entre outras coleções geradas automaticamente. Agora, temos duas novas temáticas "The magic hour" e "Let's Play".

Google Fotos
Crédito: 9to5Google

Estas temáticas dar-nos-ão colagens e destaques das nossas fotografias e vídeos de grandes paisagens naturais na hora dourada e nos momentos que antecedem o cair da noite, a hora púrpura.

Temos duas novas coleções a chegar aos destaques do Google Fotos

De igual modo teremos também destaques sobre jogos de interior e café, com destaque para bilhar ou snooker, algo de que estamos atualmente privados, vindo assim capitalizar nas memórias e nostalgia do utilizador.

Google Fotos
Crédito: 9to5Google

As novidades foram detetadas pela publicação 9to5Google e chegarão gradualmente à aplicação e serviço da tecnológica norte-americana.

Em particular a coleção "Let's play" pode passar a apresentar destaques de outros desportos e diversão em bares, algo que atualmente nos está vedado.

São detalhes como este que acrescentam uma camada de personalização ao serviço de armazenamento e backup de imagens e, ainda que sejam automatizados pelos algoritmos da Google, conseguem ter um toque muito pessoal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.