Evolução do Android TV permitirá descomplicar a tua televisão

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O futuro das televisões inteligentes com Android TV parece ter os dias contados. O futuro passará pela implementação do Google TV em todos os dispositivos compatíveis e com a introdução de novas funcionalidades.

A mais recente descoberta feita pelo pessoal do 9to5 Google aponta para a inclusão de um modo que desativará todas as funcionalidades smart da tua televisão. Ou seja, o Google TV deverá implementar a opção "TV burra".

Google TV oferecerá a possibilidade de desativar as funções inteligentes da televisão

As pistas foram encontradas na versão de testes do Android 12 disponibilizada há poucos dias. Aí, os elementos da publicação 9to5 Google depararam-se com um novo modo para as televisões inteligentes com o software da Google.

De acordo com esta fonte, os utilizadores serão questionados sobre o modo que preferem usar na sua televisão. As escolhas recairão sobre o Google TV ou televisão básica.

Ao optar pela última, o utilizador dispensará todas as funcionalidades que nos permitem classificar uma televisão como inteligente. Ou seja, funcionalidades como instalação de aplicações, Google Assistant ou partilha do ecrã com o smartphone serão desabilitadas.

Os utilizadores ficarão cingidos à transmissão do sinal de televisão por cabo e às entradas HDMI presentes na sua televisão. Será como regressar ao passado, onde as televisões permitiam apenas ver o conteúdo transmitido pelos canais tradicionais.

Contudo, este modo "burro" não será o foco da Google. Enquanto esse modo estiver ativo, os utilizadores serão constantemente relembrados de que poderão ativar o Google TV para tirar máximo proveito da sua televisão.

Não se sabe muito bem o que poderá motivar a Google a disponibilizar tal opção, mas limitações de hardware podem estar envolvidas. Estas assumirão maior relevância dentro de alguns anos, quando o hardware da televisão já não conseguir acompanhar as tendências.

Nada está, por enquanto, garantido relativamente à disponibilização deste modo no Google TV. A possibilidade está a ser estudada pela empresa americana e caso seja implementada deverá ser exclusiva de televisões lançadas com o sistema operativo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel 6 poderá usar a mesma lente principal do Huawei P50
  • Apple: adoção do iOS 14 envergonha o Android
  • Redmi MAX TV 89" é oficial. Uma televisão enorme e perfeita para gaming
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.