Google testa novo sistema de comentários para a app do YouTube

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma de vídeos da Google, o YouTube, pode introduzir um novo tipo de comentários, bem similar ao SoundCloud, ou outras apps e streaming de áudio, filmes e séries. Em comum partilham o sistema de comentários integrados no vídeo em questão.

Para o utilizador comum será uma nova forma de interagir com o criador de conteúdos, bem como a comunidade em si. Note-se que, seguindo os moldes da SoundCloud, cada comentário ficará associado ao próprio vídeo e ao exato segundo em que foi feito.

Tal com na SoundCloud podemos ter comentários integrados no YouTube

As novidades foram descobertas pela equipa do AndroidPolice, dando a saber que o YouTube está efetivamente a testar esta implementação na sua app para Android e iOS. Desse modo, podemos vir a ter os comentários integrados no vídeo em si.

Para os demais utilizadores, será possível folhear o vídeo e saber qual foi a reação - plasmada no comentário - ao ver o conteúdo em questão no YouTube. É uma forma adicional de promover a interação entre o público, a comunidade de seguidores e o criador.

Vale, contudo, frisar que esta é uma opção presente apenas nas versões de teste. Foi obtida pela equipa da publicação supracitada ao analisar as novidades dessa compilação beta da app do YouTube para Android. Portanto, não sabemos se será disponibilizada.

Comentários associados a um exato momento na app do YouTube

Especialmente para estreias ou diretos a possibilidade de comentar enquanto assistimos pela primeira vez a um conteúdo é familiar e apelativa. Ademais, o próprio YouTube já confirmou que implementará esta nova função, dando-nos a possibilidade de ver os comentários em tempo real durante a reprodução do vídeo.

Desse modo, se, por exemplo, um comentário está associado ao minuto 2:30, será apresentado nesse exato momento. Ou, por outras palavras, assim que o cursor de reprodução passar por esse momento o comentário será então apresentado.

Note-se que nem todos os utilizadores do canal beta receberam esta opção. Por outro lado, o YouTube também a está a fazer chegar, mesmo através do canal estável, a alguns utilizadores de mercados e regiões específica, testando assim a sua receção.

A opção pode aumentar a interação entre a comunidade e o criador de conteúdos

Ainda que não possamos garantir que tal função seja efetivamente distribuída, consideramos provável que tal venha a ter lugar. O YouTube está ativamente empenhado em melhorar a taxa de interação e retenção dos utilizadores, sendo esta uma boa medida.

Para que esta implementação não gere confusão, a plataforma deverá disponibilizar uma opção para ativar ou desativar a apresentação de comentários síncronos.

Os moldes de tal botão ou definição ainda não são conhecidos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Pad 5: há novos segredos descobertos sobre o tablet
  • União Europeia adota regulação que obriga a remoção de conteúdo terrorista na hora
  • Google apagará o lixo da Play Store ao seguir a App Store da Apple
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.