Todos os anos a gigante das pesquisas paga vários milhões de dólares à tecnológica liderada por Tim Cook. O porquê? Sucintamente para que a Google mantenha a posição cimeira e dominante no mercado que ajudou a criar, ou seja, dos motores de busca.
Como certamente não levantará dúvidas, o Google é o motor de busca, ou pesquisa, mais popular do mundo. A sua presença em todo e qualquer smartphone Android, outro dos produtos da empresa de Sundar Pichai, é obrigatória, bem como os respetivos serviços.
Supremacia no mercado dos motores de busca motiva a Google
Posto isto, temos na Apple uma autêntica esfera de poder com os telemóveis mais cobiçados do mundo. Os Apple iPhone dispensam apresentação, com cada nova geração a aumentar a procura pelos produtos de Cupertino e todo o estilo de vida a eles associado.
Imagine-se, pois, enquanto mera hipótese académica, que esta mesma Apple trocava o motor de busca da Google pelo Bing da Microsoft. Ou que erradicaria o Chrome da sua App Store para promover a dominância do seu próprio navegador, o Safari.
Ficaria, pois deveras periclitante, o domínio da Google no mercado global dos motores de busca. Setor que, aliás, atualmente domina com cerca de 90% de quota de mercado segundo apontam os indicadores da StatCounter.
Apple é crucial para a manutenção da posição da Google
Ainda que existam alternativas ao motor de busca desta plataforma - veja-se o Bing da Microsoft ou o DuckDuckGo, certo é que nenhum se compara ao motor de busca da Google. Posição que a própria empresa de Sundar Pichai reconhece como crucial para as suas operações e manutenção do modelo de negócio.
Só assim, através e a partir deste motor de busca é que os anúncios, publicidades e reclames são expostos todos os dias a milhões de utilizadores em todo o mundo. A pesquisa Google é um fator crucial para tal exposição e é aqui que a Apple entra.
Enquanto uma das maiores tecnológicas do mundo e com uma base fiel de utilizadores e consumidores, a Apple é extremamente importante para a manutenção da posição estratégica da Google.
20 mil milhões de dólares entregues pela Google à Apple em 2022
Posto isto, todos os anos a Google paga cerca de 8 a 12 mil milhões de dólares à gigante liderada por Tim Cook para assegurar a manutenção do motor de busca Google nos produtos Apple. O valor é apontado pelo The Wall Street Journal.
Importa frisar que o valor propriamente dito varia de ano para ano, com as últimas tranches a chegar aos oscilar entre os 15 a 20 mil milhões de dólares em 2022. Note-se, porém, que esta transação é lucrativa para ambas as partes.
Assegurando que a Apple mantém o seu motor de busca nos iPhone e demais produtos é a garantia que a Google precisa. Todavia, a "ameaça" do Bing dotado já do ChatGPT começa a assombrar a empresa liderada por Sundar Pichai.
Editores 4gnews recomendam: