A Google trabalha atualmente na próxima geração de emojis a agraciar o sistema operativo Android muito em breve. Estas "carinhas sorridentes" estão disponíveis gratuitamente graças ao projeto Noto Emoji que vem disponibilizar a qualquer interessado este elemento de comunicação visual tão comum no nosso quotidiano.
Em causa estão pelo menos 31 novos emoji que integrarão o acervo do Unicode 15.0, elevando o número de emojis para 3 664 itens disponíveis. O melhor de tudo? Todos estes elementos de comunicação estarão brevemente disponíveis no sistema operativo Android, a plataforma mais popular do mundo para smartphones.
Mais emojiis animados e personalizáveis a chegar aos produtos Google
Todos os novos emoji ficarão igualmente disponíveis para os vários produtos da Google no início do próximo ano. Assim, contamos também com a sua chegada ao sistema operativo Android e respetivos dispositivos móveis, nos primeiros meses de 2023.
Ademais, uma das principais novidades e melhorias é o suporte, nativo, para a personalização de comportamento para cada um dos emoji em questão. Estes poderão variar de cor e de animação para melhor refletir e ilustrar a mensagem que o utilizador queira transmitir em cada comunicação.
A propósito, caso tenham curiosidade em descobrir as "novas carinhas", podem fazê-lo na respetiva página. Aqui temos a descrição de cada emoji. Além disso, basta passar o rato por cima de cada elemento para ver a sua animação particular.
Em simultâneo a Google estará a adotar um novo formato apelidado de COLRv1. Mais concretamente, teremos imagens vetorizadas de modo a compactar o tamanho dos ficheiros. Por exemplo, um emoji com o novo formato passará de 9 MB para 1,85 MB o que comporta uma redução drástica na transferência e envio de ficheiros online.
Mais cor, mais animação e sobretudo mais perosnalização a chegar ao Android
Em suma, teremos ainda mais hipóteses de expressão e comunicação visual com o novo lote de 31 emojis. Porém a novidade mais significativa é a possibilidade de personalizar os emojis animados, algo que alargará as possibilidade de utilização destes símbolos.
Editores 4gnews recomendam: