A Google sabe que nem todos os utilizadores instalam as atualizações de sistema (ou de segurança) nos seus smartphones Android mesmo que tenham direito aos updates. Factualidade que contribui para o aumento da fragmentação do sistema operativo Android e que pode, inclusive, deixar os utilizadores expostos a vulnerabilidades de segurança.
É, efetivamente, uma das maiores batalhas da Google nos últimos anos e uma que não tem sido particularmente bem sucedida. Por uma e outra vez a gigante das pesquisas tentou melhorar este quesito tão importante. E apesar dos grandes esforços, as melhorias são incrementais no melhor dos cenários.
O teu smartphone vai "convidar-te" a atualizar o sistema Android
Agora, a Google tem um novo plano para tentar solucionar esta realidade, passando sobretudo pelos fabricantes dos nossos dispositivos móveis e, em seguida, pelos utilizadores.
Além dos riscos de segurança inerentes às versões mais antigas do sistema operativo, esta grande diversidade de versões do sistema operativo também acarreta mais encargos para a Google. Isto é, a tecnológica tem que dedicar atenção e recursos à manutenção das versões anteriores.
Por outras palavras, tem que investir no desenvolvimento de software para o software antigo, algo que também provoca atrasos na chegada das novas versões e respetivas novidades. Em suma, esforços e capital que poderia investir nas novas versões, ou a melhorar outro qualquer aspeto da sua plataforma Android.
Assim sendo, para reduzir o número de utilizadores que decidem não atualizar os seus smartphones, a empresa decidiu implementar uma nova função no Android. Chama-se "Android Upgrade Invite" ou convite para atualização do Android.
Fabricantes poderão convidar utilizadores a instalar as atualizações do Android
Em causa estão assim os novos convites para atualização do sistema operativo Android. Algo já apresentado e detalhado pela Google na respetiva página de documentação da própria plataforma.
A propósito, tal como refere a própria página "Upgrade Invite é um recurso para o utilizador que mostra os principais novos recursos incluídos na principal atualização disponível do sistema operativo Android".
Será uma nova forma de mostrar ao utilizador tudo aquilo a que terá direito ao atualizar a versão do Android. Uma espécie de preview ou pré-visualização do novo update com o intuito de o convencer a efetivamente aceitar e instalar as atualizações.
A Google espera assim cativar a curiosidade do utilizador e garantir mais uma instalação do novo software para, gradualmente, reduzir a existência das versões mais antigas. Ao longo do artigo podemos já ver algumas demonstrações nos tweets incorporados.
Demonstração das novidades visa convencer o utilizar a atualizar o Android
Importa frisar que apesar de este recurso ser criado e personalizado pela Google, caberá posteriormente ao fabricante do smartphone ativar, ou não, esta opção. Em todo o caso, se for ativa, o utilizador poderá assim ver um resumo ou súmula das novidades.
Terá também notificações e lembretes que o recordarão de tudo aquilo que pode passar a usufruir caso efetivamente instale o novo software disponível. O recurso está, aliás, bem ilustrado nas publicações do programador Mishaal Rahman.
Em suma, é muito provável que comecemos a ver este novo recurso nos próximos smartphones a chegar ao mercado com o Android 14. Ao mesmo tempo, acreditamos que várias fabricantes optem também por deixar este recurso ativo nos seus smartphones.
Editores 4gnews recomendam: