Google tem novo design para esta popular app Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação do Google em ambiente Android precisava já de melhorias visuais e de uma atualização que a trouxesse para o mesmo nível de várias outras apps da tecnológica norte-americana. Felizmente, é exatamente isso que agora sucede com a atualização que muda o visual desta app com o visual Material You.

Certo é que o novo aspeto pode não ser consensual uma vez que, agora, a app tem uma enorme barra de pesquisa Google. Aliás, esta barra tem sensivelmente o dobro da espessura do que tinha antes da atualização mais recente. Temos também uma maior ênfase visual a ser dada a este elemento, bem como à própria palavra "Search", ou Pesquisa.

Pesquisa Google recebe o design Material You em ambiente Android

Pesquisa Google Android

Face ao exposto, note-se que os ícones de microfone e lente / câmara fotográfica não aumentaram de tamanho. O resultado? Por comparação parecem agora pequenos e quase cómicos quando comparados com a espessura e dimensões gerais da barra de pesquisa Google no Android.

Ao abrir a aplicação propriamente dita, seja no modo claro ou modo escuro (como podemos observar acima), temos também um pequeno carrossel de informações principais.

Aí podemos ter também um atalho para as compras detetadas automaticamente nas capturas de ecrã efetuadas pelo utilizador. Ou melhor, reconhecendo os produtos e apontando o utilizador para a página de compra.

Design Material You pauta agora a aplicação Google em Android

Google Android

Por outro lado, ganhamos aqui também um atalho direto para a função e ferramenta de tradução da Google, o Google Tradutor. São dois ícones bem notórios, logo abaixo da barra de pesquisa cuja utilidade não colocamos em questão.

Note-se, porém, que estas mesmas alterações já haviam sido observadas no sistema iOS há algum tempo. Agora, a Google uniformiza o aspeto e funções da sua própria app também no sistema operativo Android, da sua autoria aliás.

As atualizações, atualmente em curso, chegam de forma gradual e faseada aos utilizadores, tal como avança a publicação 9to5Google.

Atualização em distribuição global para dispositivos Android

Android Google

Dito isto, a funcionalidade geral da aplicação Google e respetivos atalhos permanece inalterada. Há, contudo, uma atualização e mudança significativa no tamanho dos elementos apresentados. Será, por exemplo, imediatamente notório o tamanho da barra de pesquisa que parecerá de facto "inchada".

Em, temos agora um novo visual em distribuição para os utilizadores de tablets e smartphones Android, podendo qualquer utilizador enviar o seu feedback à Google.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.