Google tem nova função útil no motor de pesquisa em Portugal

Rui Bacelar
Comentar

O motor de pesquisa mais popular do mundo, o Google, introduziu a função "Acerca deste resultado da Google", já disponível em Portugal. O objetivo? Entregar mais contexto e resultados abrangentes para qualquer utilizador do serviço de busca.

Ao entrar num novo mês, a tecnológica norte-americana disponibilizou mais um recurso valioso para completar as nossas pesquisas online. Fá-lo ao dar mais contexto sobre as informações que o utilizador encontra online. Em simultâneo, temos mais recursos de literacia de informações, com base em pesquisas e práticas recomendadas de especialistas.

Google dá-nos Ferramentas da Pesquisa úteis para avaliar a informação online

Google Portugal

A tecnológica norte-americana arranca o mês ao disponibilizar a funcionalidade Acerca deste resultado para pessoas que pesquisam em português. Para além disso, as novidades chegaram também aos idiomas francês, italiano, holandês, alemão e espanhol na Europa.

Desse modo, ao lado da maioria dos resultados no Google, o utilizador vai começar a ver uma opção para clicar em três pontos para saber mais sobre o resultado ou o recurso e de onde vem a informação.

Por exemplo, é possível saber mais informações sobre a fonte. Assim, além de ver uma descrição da fonte da Wikipedia, também poderá ler o que um website diz sobre o mesmo nas suas próprias palavras e quando foi indexado pela primeira vez.

Podemos ler as avaliações de um terminado Website no Google

A partir de agora, podemos ainda descobrir o que outras pessoas na Internet disseram sobre um determinado website. Por exemplo, podemos Ler o que outras pessoas escreveram sobre um website, desde notícias, reviews e outras informações útil. Em suma, tudo o que nos possa dar uma perspetiva mais completa de uma determinada fonte.

Temos ainda a possibilidade de - Saber mais sobre este tópico. Na secção “Acerca deste tópico”, é possível encontrar informação, tais como, notícias principais ou resultados de pesquisa acerca do mesmo tópico vindos de outras fontes.

"Independentemente do que o utilizador esteja a pesquisar o nosso objetivo é ligá-lo a informações de alta qualidade e ajudá-lo a entender e a avaliar estas informações. É por isso que projetamos os nossos sistemas de classificação para priorizar o conteúdo mais útil e de alta qualidade e fornecer o acesso direto a informações confiáveis para tópicos importantes.", pode ler-se no blog da Google em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt