Google tem 3 novas funcionalidades para combater desinformação

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Pesquisa Google é uma ferramenta que milhões usam diariamente. Mas se não tivermos a devida atenção, no meio de muita informação também há desinformação. E a Google acaba de anunciar novas funcionalidades para a combater.

Seja em momentos de crise ou a pesquisares informação mais sensível, como em casos de saúde ou conselhos financeiros, queremos ter a resposta mais fidedigna possível. E isso significa ter à disposição as ferramentas para detetarmos informações incorretas.

Dessa forma sabemos em que fontes podemos confiar, para termos acesso informação de qualidade. De forma a adiantar-se ao Dia Internacional da Verificação de Factos, que se realiza a 2 de Abril, a Google lançou novas experiências na Pesquisa Google.

1. Obtém mais contexto sobre as suas pesquisas

Nos próximos dias, o utilizador poderá clicar nos três pontos ao lado de um resultado para saber mais sobre o mesmo e obter mais informação sobre uma determinada página. A funcionalidade Acerca deste resultado estará disponível em breve em todos os idiomas e países onde a Pesquisa está disponível.

Mais contexto para as tuas pesquisas Google
Mais contexto para as tuas pesquisas Google

2. Avisos sobre o conteúdo exibidos na Pesquisa

A Pesquisa irá mostrar, automaticamente, avisos sobre o conteúdo em situações em que um tópico está em rápida evolução ou quando nossos sistemas da Google não têm muita confiança na qualidade global dos resultados disponíveis para a pesquisa. Ao longo dos próximos meses, serão expandidos, avisos de lacuna de informações de qualidade para novos idiomas, incluindo Alemão, Francês, Italiano e Espanhol.

3. Parceria com organizações de notícias europeias na luta contra a disseminação de desinformação online

Por toda a Europa, a Google está a estabelecer parcerias com organizações para oferecer formação em verificação de factos e para partilhar técnicas de combate à disseminação de desinformação online.

O objetivo destas três novas experiências na Pesquisa Google passa por ajudar os utilizadores na Europa a entender as informações online nos momentos mais importantes.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.