O Google Stadia foi um dos projetos mais falados no início do ano, ao ser apresentado pela empresa de Mountain View como sendo o seu primeiro serviço de subscrição cloud gaming. Ou seja, os utilizadores vão poder subscrever ao serviço e, jogar todos os seus jogos favoritos em 'qualquer lugar' e em 'qualquer dispositivo'.
Essa foi a promessa da Google, mas além de uma pequena demonstração e promessas feitas com base em condições ótimas, pouco mais foi revelado. No que respeita à sua disponibilidade, foi apenas revelado que a Google Stadia iria ser lançada oficialmente ainda este ano.
Agora, apesar de não terem sido reveladas novos detalhes, a Google confirmou que irá revelar três das informações mais antecipadas sobre o Google Stadia: preço, jogos disponíveis e data de lançamento.
Quais as informações que sabemos sobre o Google Stadia?
Sabemos que será um serviço de subscrição gaming, que tem como objetivo principal dar-te a oportunidade de jogar todos os teus jogos favoritos em qualquer lado e em qualquer dispositivo.
Vai chegar em simultâneo aos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e também aos principais mercados europeus. Esperemos que Portugal esteja incluído nessa lista!
Na altura do seu lançamento, será apresentado um comando desenvolvido especificamente para funcionar com o Google Stadia. Vai ter ligação WiFi e muito provavelmente apresentará um design muito semelhante ao que já estamos habituados na grande maioria dos comandos gaming ("à lá Xbox"). No que respeita ao seu preço, não foi revelado ainda oficialmente. Mas, acredita-se que não se afastará muito dos preços atuais dos comandos da Xbox e PlayStation, que rondam os 50 euros.
Não há dúvida de que a Google pretende conseguir alcançar a maior taxa de adoção possível com o lançamento do Google Stadia. Por isso, vai precisar de apostar num modelo inicial apelativo, seja ele com a oferta de um trial, ou simplesmente um preço impossível de resistir. Considerando que este será um serviço inovador, a opção pelo período experimental parece ser a provável.