Estamos cada vez mais perto do lançamento oficial do Google Stadia, o primeiro serviço de game streaming a ficar disponível. Ainda que não esteja planeada a sua chegada imediata a Portugal, é um dos mais importantes lançamentos do mundo gaming deste ano.
No entanto, apesar do grande hype gerado em torno deste serviço que promete, possibilitar jogares todos os teus jogos favoritos em qualquer lugar e em qualquer smartphone, vai chegar apenas a meio-gás.
Durante uma sessão Q&A no Reddit, um dos altos executivos do projeto revelou alguns detalhes menos positivos sobre o Google Stadia.
Google Stadia irá demorar vários meses até ficar a funcionar a 100%
Ao contrário do que seria esperado pela maioria dos utilizadores, nem todas as funcionalidades anunciadas para o Google Stadia irão estar disponíveis na altura do seu lançamento.
De acordo com os executivos, a Google irá abordar o Stadia como faz com tantos outros dos seus produtos. O grande objetivo é continuar a realizar o lançamento de novas funcionalidades de forma regular, apresentando uma constante evolução. No entanto, isso significa que, mesmo funcionalidades que já poderão estar operacionais, não irão ser lançadas.
.
Serviço não será (de imediato) compatível com smartphones Android e iOS
Um dos grandes "tiros no pé" do Google Stadia é o facto de não ser imediatamente compatível com smartphones Android e iOS, limitando consideravelmente o volume de alcance do serviço. No seu dia de lançamento (19 de novembro), vai apenas ser compatível com os smartphones Google Pixel, Chromecast Ultra e o Chrome.
Outra das limitações já conhecidas está relacionada com o suporte para o comando exclusivo, que poderá ser utilizado sem fios apenas quando estiveres a jogar através de um Chromecast. Nos restantes produtos suportados, vais precisar de realizar a sua ligação através do cabo USB.
Google Stadia poderá ter um arranque muito atribulado
Além da ausência de inúmeras funcionalidades, o Google Stadia irá estar limitado a apenas alguns países e vai chegar com uma biblioteca de jogos um pouco "sem sal".
Relembro que será lançado com um total de 12 jogos, em que apenas um deles será um exclusivo do serviço.
- Assassin's Creed Odyssey
- Destiny 2: The Collection
- Gylt
- Just Dance 2020
- Kine
- Mortal Kombat 11
- Red Dead Redemption 2
- Thumper
- Tomb Raider: Definitive Edition
- Rise of the Tomb Raider
- Shadow of the Tomb Raider: Definitive Edition
- Samurai Shodown
Talvez até seja bom que, não seja lançado de imediato em Portugal. Dessa forma, escusamos de "desperdiçar" dinheiro num serviço que vai garantidamente apresentar grandes dificuldades nesta fase inicial.
Editores 4gnews recomendam:
- Red Dead Redemption 2 para PC: Rockstar reconhece problemas mas sem solução à vista
- FIFA 20 Ultimate Team: Equipa da Semana 9 conta com "super Messi"!
- Pokémon GO: editar Pokéstops será possível em breve. Descobre porquê