Google abandona 6 milhões de smartphones Android com nova decisão

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google decidiu por bem abandonar 6 milhões de smartphones Android porque o hardware já não aguenta. Esta deve ter sido a conclusão que a Google chegou depois de deixar de lado todos os smartphones Android com Ice Cream Sandwich de lado.

Ainda que 6 milhões pareçam muitos smartphones abandonados pela Google, temos de perceber que no universo Android existem 2 mil milhões de smartphones ativos em todo o mundo. Assim sendo, era esperado que as versões mais antigas deixassem de ter apoio por parte da empresa de Mountain View.

Vê ainda: RelógioGoogle: O seu único defeito é corrigido com esta aplicação

De acordo com a Google, smartphones com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich deixam de receber mais atualizações na Play Store e Play Services. É referido ainda que os desenvolvedores poderão começar a ignorar esta versão de software nas suas aplicações.

Google diz adeus ao Ice Cream Sandwich e a mais de 6 milhões de smartphones Android

Assim sendo, os 6 milhões de smartphones Android deixarão de funcionar com novas aplicações que possam sair, ou deixar de ter compatibilidade com aplicações que façam atualizações e nas modificações abandonem também o sistema.

O Samsung Galaxy Nexus foi o primeiro a chegar com este software no dia 16 de dezembro de 2011. Ou seja, a Google abandonou o sistema quase 7 anos depois do seu lançamento.

Ainda que possa existir muitas criticas, é perfeitamente aceitável que a Google descontinue o sistema operativo. É apenas uma pena que 6 milhões de dispositivos continuem a apresentar um sistema tão antigo. Esperemos que o futuro nos traga menos fragmentação.

Os fabricantes são os responsáveis por esta fragmentação. Embora a Google tenha mostrado o Project Treble há uns tempos e muitas das fabricantes tenha aderido ao sistema, continuamos a ter atrasos no lançamento das atualizações. Uma pena para os smartphones com o software do bonequinho verde.

Editores 4gnews recomendam:

Facebook Lite: Aplicação é cada vez mais popular!

Huawei é investigada desde 2016 pelos Estados Unidos da América

Quantos anos tem o teu smartphone? – Sondagem 4gnews

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.