Google revela o que os portugueses mais pesquisaram na Internet em 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google dá agora a conhecer as principais tendências de pesquisa em Portugal durante o ano de 2021. Período que a própria tecnológica classifica como "(...) um ano diferente." No entanto, algumas das preocupações mantiveram-se inalteradas face a 2020, como, por exemplo, as preocupações em torno da COVID-19.

Houve, no entanto, o retorno de muitas atividades sociais pré-pandémicas que voltaram a fazer parte do nosso quotidiano, ainda que ajustadas ao contexto atual. Aliás, de acordo com a própria Google, foram atividades que "voltaram a fazer parte da vida dos portugueses."

O ano de 2021 com base nas pesquisas Google

Entre as "surpresas" apontadas pela Google estão questões triviais como o interesse dos portugueses em saber “o tempo para amanhã”. Por outro lado, a predominância de temáticas como os certificados de vacinação e o fenómeno TikTok vieram a definir as tendências de pesquisa neste ano.

Ainda na lista de assuntos gerais, o futebol voltou a marcar as pesquisas, com a atenção a recair sobre o Euro 2020, o Benfica e o Sporting -- que se sagrou campeão 19 anos após a última conquista.

De igual modo, o Certificado digital também foi um dos principais assuntos, e a COVID-19 levou a perguntas sobre Como obter o certificado Digital COVID, como agendar a vacina, medidas de confinamento, desconfinamento e o número de casos diários em Portugal.

Algumas das principais categorias de pesquisas Google em Portugal

Geral das pesquisas em Portugal

  1. Tempo para amanhã
  2. Euro 2020
  3. Sporting CP
  4. Censos 2021
  5. Liga NOS
  6. Marília Mendonça
  7. Certificado digital
  8. SL Benfica
  9. Maria João Abreu
  10. FC Porto

Nomes Nacionais segundo a Google

  1. Rogério Samora
  2. Noah
  3. Tony Carreira
  4. Luís Filipe Vieira
  5. Marisa Matias
  6. Patrícia Mamona
  7. Nelson Évora
  8. Miguel Oliveira
  9. Tiago Mayan
  10. João Mário

Nomes Internacionais

  1. Christian Eriksen
  2. Alec Baldwin
  3. Valentino Lazaro
  4. Simone Biles
  5. David Luiz
  6. MC Kevinho
  7. Bernie Sanders
  8. Karol Conka
  9. Linda Evangelista
  10. Olivia Rodrigo

Programas, Séries e Filmes

  1. Big Brother
  2. Squid Game
  3. Bridgerton
  4. Lupin
  5. Dune
  6. Eternals
  7. All Together Now
  8. O Amor Acontece
  9. The Voice Kids
  10. Sex Education

Como...? (questões colocadas na pesquisa Google)

  1. Como obter o Certificado Digital COVID?
  2. Como saber onde votar?
  3. Como ganhar dinheiro no TikTok?
  4. Como votar antecipadamente?
  5. Como agendar a vacina COVID-19?
  6. Como funciona o IVAucher?
  7. Como aderir ao AUTOvoucher?
  8. Como fazer jejum intermitente?
  9. Como tratar frieiras?
  10. Como cozer camarão?

Podem encontrar mais categorias de pesquisas Google na página dedicada, com mais conteúdos nesta súmula de 2021. Aí também poderão encontrar o top de pesquisas globais e para vários outros países.

Portugal é o país do Big Brother e do "Tempo para amanhã"

Atentando nos resultados, tal como aponta a Google, vemos que para fora cá dentro, é uma expressão bastante conhecida! Com as viagens a serem possíveis novamente, Sintra e Aveiro foram duas cidades alvo de bastante curiosidade por parte dos turistas do nosso país.

Em segundo lugar, na categoria de entretenimento, como em anos anteriores, o Big Brother ocupou o lugar do topo entre os programas de TV mais populares nas pesquisas do Google, enquanto Squid Game e Bridgerton ocuparam também o lugar de destaque.

Em seguida, no mundo, o desporto foi o grande destaque das pesquisas, com diversos campeonatos. Aqui desde o futebol e o críquete a entrar na lista das principais tendências.

Por fim, nas notícias, os acontecimentos no Afeganistão, os resultados nas bolsas e a vacina COVID-19 figuram entre os principais interesses a nível mundial.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.