A gigante das pesquisas deu a conhecer o processo criativo que deu origem a um dos mais caraterísticos traços dos seus smartphones Google Pixel. Presente nos seus telemóveis desde o Pixel 6, a "Camera Bar" é o traço que os torna imediatamente reconhecíveis.
A barra das câmaras evidencia aquela que é, provavelmente, a melhor caraterística destes telemóveis, além do Android puro, neste caso o seu desempenho fotográfico. Além disso, ajuda a que os consumidores reconheçam facilmente os seus equipamentos móveis.
O "aspeto típico dos Pixel" foi criado pela Google em 2021
Foi precisamente com o smartphone Google Pixel 6, lançado em outubro de 2021 que os responsáveis da gigante de Mountain View decidiram reformular o aspeto geral dos seus telefones. O resultado? O icónico traço onde repousam as suas câmaras fotográficas.
Apelidado justamente de Camera Bar ou barra das câmaras, o processo criativo não foi nada simples, fácil, ou rápido. A revelação surge agora pelo punho da própria empresa, mediante uma publicação recente no respetivo blog oficial com grandes detalhes.
Em primeiro lugar a Google referiu o desafio de acomodar um novo módulo de câmaras fotográficas com maiores dimensões. Como integrar este componente, ainda maior fruto dos sensores e módulos de óticas usados no smartphone, algo que aumenta o tamanho geral dos telefones, sobretudo a espessura.
"Camera Bar" surgiu para acomodar o maior trunfo dos Google Pixel
As explicações são avançadas por Sangsoo Park, um dos designers responsáveis pela criação do aspeto geral da geração Pixel 6, a saber:
"Caso ainda se recordam do Pixel 5, todos os sensores estavam agrupados num pequeno quadrado, por isso, quando soubemos que a câmara fotográfica melhoraria muito, quisemos fazer algo diferente. Não queríamos que o telefone ficasse maior e queríamos manter todo o seu conteúdo e aerodinâmica, mas também celebrar o seu aspeto de alguma maneira".
Assim nasceria a barra das câmaras fotográficas e, com o design para o novo módulo pronto, o próximo passo foi manter - fisicamente - todo o dispositivo móvel.
Encaixar todas as peças, o maior desafio nos Google Pixel
Este processo de "encaixar todas as peças" foi outro dos grandes desafios. Tal como explica a gestora de produto dos Pixel, Stephanie Scott, não foi de todo fácil conseguir montar o telefone devido a "limitações ocultas".
"Alguns dos nossos engenheiros compararam a disposição do telefone com o Tetris. Encontrar o sítio ideal para cada peça foi um desafio. Acredito que tenha sido mais como o xadrez porque o desenho e conceção é muito interdependente. Por exemplo, a câmara principal e a ultra grande angular não podiam ser colocadas em qualquer lugar. Tinham que estar mesmo ao lado uma da outra para possibilitar o modo retrato e funcionarem devidamente. Por fim, várias equipas acabaram a trabalhar juntas, com vários tipos de fabricação para dar vida à câmara.
Editores 4gnews recomendam: