Google quer que transformar auscultadores ANC em monitores cardíacos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Os investigadores da Google desenvolveram uma nova tecnologia que consegue transformar os auscultadores ANC em monitores cardíacos.

A nova tecnologia, designada por Audioplethysmography for Cardiac Monitoring in Hearables, pode ser instalada nos auscultadores através de uma atualização de software.

Como funciona a tecnologia APG da Google

imagem de uma pessoa a usar auscultadores
Nova tecnologia da Google pode ser instalada nos auscultadores através de um atualização de software Crédito@Dollar Gill/Unsplash

No blogue da Google Research, a gigante de pesquisa publicou um artigo a explicar o funcionamento da sua nova tecnologia.

De acordo com as informações divulgadas, a tecnologia APG é um sistema de deteção acústica que envia um sinal ultrassom de baixa intensidade através das colunas dos auriculares ANC, enviando os ecos cardíacos que recebe dos microfones integrados.

De seguida, um modelo matemático criado pela Google analisa e converte os ecos do ultrassom em leituras de frequência cardíaca.

A Google já estou a nova tecnologia durante oito meses em 153 participantes. E os resultados não podiam ser mais animadores. A tecnologia APG registou uma média de erro de apenas 3,21% no relato das leituras de frequência cardíaca e uma média de 2,70% na leitura da variação da frequência cardíaca.

Google está a trabalhar para atingir um novo patamar com a tecnologia APG

De acordo com a gigante de pesquisa, a tecnologia APG é capaz de monitorizar a atividade cardíaca, mesmo quando os auscultadores estão a ser usados para ouvir música.

Mas a Google quer ir ainda mais longe e está agora a concentrar os testes da APG num novo patamar. Atualmente, a tecnologia está a ser testada com os participantes a fazerem atividades com movimento mais vigoroso, como boxe, HITT e também caminhadas.

O objetivo dos novos testes é melhorar o desempenho desta tecnologia que, de acordo com a Google, tem “potencial para ir mais longe nos recursos direcionados para a saúde”.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt