Google quer ajudar-te a eliminar malware no teu smartphone Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A norte-americana Google ativou a nova função Pixel Binary Transparency, uma funcionalidade que permitirá fazer uma verificação completa do firmware, detetando malware no smartphone Android. A partir daí, o utilizador poderá tomar as ações necessárias.

Ciente da importância dos nossos smartphones, com todos os dados e informações aí presentes, a tecnológica vem agora reforçar a privacidade e segurança do sistema operativo Android. Para tal, temos agora uma nova função potencialmente útil e digna de nota.

Reforço da privacidade a transparência chega aos smartphones Android

Centro de Transparência Google
Exemplo do novo Centro de Transparência da Google - já disponível online.

Após anunciar recentemente o Centro de Transparência, uma nova plataforma que nos permite controlar e ver como é que os nossos dados pessoais são usados pelos produtos e serviços da Google, agora temos uma nova ferramenta.

Focando-se nos smartphones Android, a ferramenta permite-nos descobrir se existe software malicioso no nosso dispositivo móvel. A gigante de Mountain View quer entregar ao utilizador mais um controlo de segurança para verificar o estado do nosso telefone.

Verificação de malware no nosso smartphone Android

A novidade foi primeiramente avançada pela publicação TechSpot, já disponível para os tablets e smartphones Google Pixel. Na prática, o Pixel Binary Transparency vem dar seguimento às políticas de segurança da empresa, tal como a própria refere.

A partir de agora ficará ainda mais fácil e conveniente verificar se o nosso telemóvel Android tem algum tipo de malware. O software malicioso continua a ser uma das principais ameaças neste sistema operativo, conseguindo introduzir-se em algumas aplicações.

Esta ferramenta fará uma verificação completa ao software de sistema (firmware) instalado no nosso smartphone. Será uma verificação mais profunda, analisando não só as aplicações instaladas, como também os próprios ficheiros de sistema.

Software pré-instalado nos smartphones alvo de nova verificação extensa

Google Pixel introduces #VerifiableBuilds, allowing users to verify their devices' security with an open source platform. #Security #Transparency #Pixel #Google #OpenSource https://t.co/07PkfI0E4m

— Binary Briefs (@binarybriefs) 21 de agosto de 2023

Tal como apontam os investigadores de segurança da Trend Micro, num recente estudo, alertam para os milhões de dispositivos Android com malware pré-instalado. Um flagelo que se deve à utilização, por parte das fabricantes, de software baseada no Android oriundo de fontes duvidosas, algo que deixa uma porta aberta aos piratas informáticas.

Ainda conforme o mesmo estudo, esta problemática afeta sobretudo marcas chinesas como a Xiaomi, OPPO, Realme e OnePlus no Leste de Europa, bem como no Sudoeste Asiático.

Por fim, de momento a nova função Pixel Binary Transparency é uma função exclusiva dos smartphones Google Pixel. No entanto, contamos com a sua integração gradual no Android 14 a ser empregue pelas demais fabricantes de dispositivos móveis.

Good mitigation of supply chain attackshttps://t.co/UIRZ5T2GLC

— Robert Love (@rlove) 20 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.