A Google está comprometida com o mercado dos óculos inteligentes e tem grandes planos para o mesmo. Depois do anúncio do sistema operativo que suportará esta gama de produtos, ela foca-se agora no lançamento de hardware.
Para isso, a tecnológica americana confirmou que irá lançar três óculos inteligentes desenvolvidos em parceria com outras empresas. O anúncio foi feito durante o evento Android Show XR Edition (que podes ver abaixo) e contempla um modelo que apenas reproduz som, um monocular e uns óculos XR completos.
Todos os modelos foram pensados para que os utilizadores os queiram usar diariamente. O seu aspeto será muito semelhante a uns óculos tradicionais para melhor se misturarem em multidões.
Modelo que apenas reproduz som será o modelo base
O primeiro modelo que vamos abordar será certamente o mais humilde desta nova gama de produtos. A Google fala num exemplar sem projeção de imagem nas lentes e com uma interação feita praticamente à base de comandos de voz.
Para isso, este modelo virá com colunas, microfones e câmaras embutidas na sua estrutura. Este conjunto de componentes permitirá a interação com o Gemini para que esta IA te ajude em diversas tarefas diárias.
Outro modelo chegará apenas com um ecrã numa das lentes
O segundo modelo abordado pela Google foi caracterizado como monocular. Foram assim chamados porque eles contarão apenas com um ecrã numa das suas lentes para a projeção de algumas informações.
Tal como poderás ver no vídeo abaixo, este exemplar monocular foi pensado para apresentar informações simples como indicações do Google Mapas, controlos do Youtube Music e semelhantes.
O flagship será igualmente discreto, mas com mais funcionalidades
Por fim, a Google falou no seu modelo mais completo, o topo de gama deste segmento. Trata-se de um modelo binocular, com dois ecrãs para uma experiência de Realidade Mista mais completa.
Como já deves imaginar, este modelo terá um ecrã para cada olho e será capaz de realizar tarefas mais complexas como medições de profundidade. Tudo isto num corpo igualmente elegante, sem aquele aspeto robusto de modelos como os Vision Pro da Apple.
Relativamente a lançamentos, os dois primeiros modelo podem chegar ao mercado já no próximo ano. O último modelo ainda não tem garantias de lançamento, porém, algumas previsões apontam para 2027.
