A Google acabou de anunciar um novo sistema operativo direcionado para os dispositivos do futuro. Chama-se Android XR e como já deves estar a imaginar, trata-se de um ecossistema dedicado a headsets de Realidade Virtual e Aumentada.
Este novo sistema operativo foi desenvolvido em parceria com a Samsung e Qualcomm. O primeiro produto suportado pelo Android XR chegará em 2025 e terá a chancela da sul-coreana.
Android XR representa uma aposta séria da Google no universo da Realidade Virtual
Em primeiro lugar, importa esclarecer o que significa o "XR". Isto significa "realidade estendida" que agrega todos os dispositivos de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista.
O Android XR é a resposta ao visionOS que a Apple desenvolveu para os Vision Pro. Ou seja, trata-se de um sistema operativo especialmente concebido para correr neste tipo de produtos.
A Google acredita que o Android XR irá mudar a forma como trabalhas, exploras e visualizas qualquer conteúdo. Será a base para uma nova experiência de utilização, mais imersiva, das aplicações que já conheces.
Por outras palavras, apps como o Mapas, Chrome, Youtube ou Fotos estarão disponíveis também no Android XR. Especialmente adaptadas para este ecossistema, a empresa norte-americana oferecerá uma experiência ainda mais envolvente em qualquer um dos seus serviços.
Fica ainda garantido que as aplicações já disponíveis na Play Store também chegarão ao Android XR. A lista de apps compatíveis com este sistema operativo irá crescer, já que a Google incita a que os programadores comecem já a trabalhar para este novo ecossistema.
Gemini será um dos pilares do Android XR
A Google refere que o Gemini terá um papel fulcral na essência do Android XR, Esta Inteligência Artificial será o teu companheiro constante, sempre pronto para esclarecer as tuas dúvidas e para guiar-te nas tuas tarefas.
Graças ao Gemini receberás as informações que precisas, quando precisares e sem ter de recorrer ao teu smartphone. Ferramentas com o Circle to Search farão parte do Android XR para que fiques a saber mais sobre um objeto ou monumento no exato momento que o vires.
O primeiro produto equipado com o Android XR serão os óculos de Realidade Virtual da Samsung. Conhecido como Projeto Moohan, este estará disponível para compra em 2025.
Por enquanto, a Google já lançou um programa de testes em contexto real com um grupo selecionado de pessoas. Este servirá para limar as arestas necessárias e garantir que a privacidade de todos os utilizadores não será colocada em causa.