Google pode forçar utilizadores a pagar o 'Premium' para ver vídeos em 4K no YouTube

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google pode começar a exigir a subscrição do plano Premium, pelo menos a alguns utilizadores, para que estes tenham acesso aos vídeos 4K no YouTube. A alegação é feita por um utilizador do Reddit, com expressão simultânea no Twitter e é, para já, uma mera hipótese.

Em causa estará um vetor a ser explorado pela Google para melhor rentabilizar o YouTube não obstante o crescendo de publicidade apresentada antes e durante cada vídeo. Ou seja, poderemos ter os vídeos em 4K "escondidos" atrás de uma paywall.

Vídeos em 4K no YouTube? Só para assinantes do plano Premium

So, after testing up to 12 ads on YouTube for non-Premium users, now some users reported that they also have to get a Premium account just to watch videos in 4K. pic.twitter.com/jJodoAxeDp

— Alvin (@sondesix) 1 de outubro de 2022

Os esforços da Google para que os utilizadores adiram ao YouTube Premium não passam despercebidos a ninguém. Seja com campanhas de oferta dos primeiros meses - até 4 meses em smartphones Samsung Galaxy - ou com os constantes lembretes na sua plataforma.

Em simultâneo, o aumento da quantidade e duração de clips publicitários apresentados antes, durante e no fim de cada vídeo no YouTube tornam o Premium cada vez mais apelativo, quanto mais não seja, pela simples exaustão.

Face ao exposto, com anúncios que não podemos passar à frente e outras formas de rentabilização do YouTube, a Google estará a estudar uma implementação mais severa para gerar receita nesta plataforma.

Paywall para termos acesso aos vídeos 4K no YouTube?

YouTube thought that since Vanced is gone right now, they can do shit like this.They just don't know that a lot more people have switched to any of the Vanced alternatives every single time they did those shitty decisions. pic.twitter.com/CAlaos5C8l

— Alvin (@sondesix) 1 de outubro de 2022

A possibilidade foi primeiramente exposta na plataforma Reddit onde um utilizador partilhou várias capturas de ecrã em que a palavra "Premium" aparece à frente do padrão de Qualidade em 4K num determinado vídeo.

Significará isto que, para vermos um vídeo em 4K necessitaremos de uma subscrição do plano Premium? Certo é que a aparência é exatamente essa, mas de momento tal aparenta ser apenas uma versão beta, com uma funcionalidade em teste.

A publicação original foi feita pelo utilizador u/Ihatesmokealarms na plataforma referida supra, acompanhada de uma captura de ecrã feita através do iPhone. Aí vemos que a opção 2160p (4K) está marcada como "Premium".

Ora, ao clicar na mesma é apresentado, em seguida, um guia de adesão ao plano pago do YouTube, um "como aderir" e fazer o updgrade para Premium nesta plataforma de vídeos da Google.

O mais provável? Uma mera experiência da Google para o seu YouTube

Google YouTube
2160p (4K) "Premium. Toca para fazer updgrade"

A mensagem é bastante direta. Se queres ver vídeos em 4K no YouTube, adere ao Premium. Porém, o mais provável é a Google estar a cogitar esta implementação, podendo aliás testar a mesma junto de um grupo mais ou menos restrito de utilizadores.

Ainda assim, não é de todo descabido que esta implementação chegue ao público geral num futuro próximo, ainda que de momento não possamos concluir nesse sentido.

Ademais, não sabemos se tal implementação só se aplicaria aos smartphones, ou a todo e qualquer suporte / dispositivo com acesso ao YouTube.

Por fim, deverá a Google implementar tal prática para gerar mais receitas para os produtores de conteúdo?

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.