A Google anunciou hoje que está a enviar uma atualização do Google Podcasts com um novo design. Além disso, a app foi finalmente lançada para iOS, sendo que utilizadores de iPhone, iPad ou iPod já podem usufruir da app para podcasts.
A maioria dos utilizadors de iOS utiliza o Spotify ou o Apple Music. No entanto, esta jogada irá ajudar a Google a definir-se como um concorrente legítimo às apps estabelecidas, no que concerne a plataformas de podcasts.
Novidades do novo design do Google Podcasts
- Interface principal com 3 separadores simples: Discovery, Explore e Activity
- Transferência automática de episódios favoritos do utilizador
- Notificações de novos episódios
Desta forma, a interface da app passa a ter apenas 3 separadores. O ecrã principal mostra o conteúdo a que o utilizador já está subscrito, com um feed de novos episódios que podem ser reproduzidos logo de imediato.
O segundo separador, chamado "Explorar" é simplesmente onde estão as recomendações. O algoritmo da Google trabalha nesta seção para perceber o tipo de conteúdo mais consumido pelo utilizador, de forma a recomendar podcasts semelhantes.
Finalmente, temos a "Atividade" onde os utilizadores podem monitorizar o histórico de visualizações, transferências, subscrições e listas de reprodução.
Google Podcasts quer competir com o Spotify
Apesar de ser utilizada maioritariamente para música, o Spotify tem feito um grande investimento para legitimar a plataforma também para podcasts. A Google quer também capitalizar nesse mercado, daí as mudanças de design e funções no Google Podcasts. As "novidades" que a Google introduziu no Podcasts já existiam no Spotify.
Editores 4gnews recomendam:
- Facebook afirma que está a ter dificuldades em lidar com o impacto do Coronavírus
- Huawei P40 vai estrear a EMUI 10.1, confirma a marca
- COVID-19: Realme adia o lançamento do Narzo 10 e encerra a sua maior fábrica