A Google fez uma das mais significativas alterações à sua loja oficial de aplicações e conteúdo para Android, a Google Play Store, plataforma agora renovada com uma nova cor de destaque. Ao abrirem a app certamente repararão nos novos botões em azul.
Tal alteração resulta, sobretudo, da aplicação dos Temas Dinâmicos ou Dynamic Color a esta plataforma, tal como já podemos encontrar e observar na maioria dos serviços e apps da gigante das pesquisas. As alterações são distribuídas via server side, pela própria entidade norte-americana.
Há novas cores a explorar na Google Play Store
Até ao momento a Google Play Store só apresentava alguns indícios dos Temas Dinâmicos nos campos de pesquisa (barra de pesquisa de apps), bem como na barra inferior.
Aí, consoante as cores predominantes do tema escolhido pelo utilizador no seu dispositivo móvel, o sistema operativo faria corresponder automaticamente algumas dessas cores aos tons de destaque na Play Store.
Perante a nova atualização, e após a última grande atualização de abril que introduziu uma barra de pesquisa mais compacta. Desse modo, a expressão prática dos Temas Dinâmicos foi reduzida na Play Store.
Tons de azul "invadiram" a Google Play Store
Aliás, não se aplicou às listas de aplicações nos resultados da pesquisa, nem na página de "Gerir apps e dispositivos", algo que agora muda. Nesses campos, a Store continuava a apresentar os predominantes tons de verde nas cores de Destaque.
Todavia, desde meados da semana que ora finda, a Google Play Store apresenta alterações significativas nas cores de destaque. A mais notória será no botão de Instalar / Atualizar ou Remover uma aplicação através da respetiva listagem na loja.
Novidades já disponíveis na Google Play Store em Portugal
A atualização vem substituir a anterior implementação dos Temas Dinâmicos nos principais elementos de destaque, com o verde a ser definitivamente substituído por diferentes tipos de azul. Aliás, este é o tom mais comum a figurar atualmente em vários pontos da UI.
Em todo o caso, é perfeitamente possível que o novo predomínio do azul seja apenas temporário. Além disso, a atualização está atualmente em curso, tendo já atingido os smartphones residentes.
Editores 4gnews recomendam: