Conhece os 10 melhores antivírus para o teu smartphone Android

Pedro Ferreira

Neste artigo poderás conhecer diferentes antivírus para o teu telemóvel Android. Antes de mais, alertamos que um antivírus não é propriamente obrigatório num smartphone, depende da tua utilização.

Nunca tive um antivírus no meu telemóvel porque controlo as fontes e aplicações instaladas. Ou seja, se só fazes downloads de aplicações da Google Play Store e não andas a clicar em links estranhos e não seguros, podes não precisar de um antivírus.

Algumas das aplicações que encontras fora da Google Play Store podem conter malwares, e aí sim, poderá valer a pena ter uma app destas no telemóvel. Se utilizas somente o Google Play Store, poderás estar em risco também, é mais raro e difícil de acontecer, mas existem aplicações infetadas na plataforma da Google.

1. Avast Mobile Security

Esta aplicação é mais simples e minimalista que as outras. Serve principalmente para limpar a "treta" que anda pelo teu smartphone e limpar a RAM. Interessante é que podes também dar um scan a redes Wi-Fi. Esta aplicação ajuda-te a evitar redes "contaminadas".

A aplicação costumava ser paga, mas agora é gratuito, e é suportada por anúncios. Podem ser facilmente eliminados ao subscrever a uma assinatura mensal ou anual.

Tem um recurso premium muito útil, que é o "bloqueio de aplicações", no qual o dispositivo solicitará um PIN antes de abrir determinados aplicativos. Com isto impedes que um malware possa aceder a uma aplicação, como por exemplo aplicações de home banking.

Download gratuito (Versão Free)

2. Bitdefender

O Bitdefender é provavelmente dos antivírus para Android com uma utilização mais simples. Instalas e está pronto. Só tens de clicar em scan e a aplicação vai procurar se tens ficheiros maliciosos.

O Bitdefender é um grande nome na comunidade de segurança, e o antivírus é extremamente leve. Na verdade, ele não é executado em segundo plano, o que permite libertar recursos do sistema e economizar a vida da bateria.

Download gratuito (Versão Free)

3. AVL

melhores antivirus mobile

O Antiy AVL é um ex-vencedor do prêmio AV-Test, premiado por ter a melhor proteção de dispositivos móveis. Para além da base de dados de virus atualizada, inclui um scan capaz de detetar qualquer tipo de arquivo executável do teu dispositivo.

Inclui bloqueador de chamadas, para evitar que números maliciosos possam contactar, bem como um recurso anti-phishing para impedir a utilização de sites prejudiciais. A aplicação é fluida e leve em recursos, o que é sempre útil e conseguimos uma maior autonomia.

Download gratuito (Versão Free)

4. McAfee LLC

O conhecido McAfee é também um dos serviços mais utilizados para o computador e um dos mais baixados para o Android. Com esta aplicações tens também a vantagem de fazer cópias de segurança dos teus contactos e SMS. Tens ainda o "modo criança" que bloqueia aplicações e chamadas.

Tem ainda a capacidade de "ler" aplicações para verificar se as mesmas não contêm malware, e tem a capacidade de as bloquear se necessário. A McAfee também bloqueará o acesso a sites potencialmente mal-intencionados, além de permitir que mantenhas uma lista negra de contactos e bloquear mensagens intrusas.

Download gratuito (Versão Free)

5. Kaspersky Mobile

O Kaspersky é dos antivírus mais conhecidos do mundo por boas razões. Costumava usar os seus serviços quanto tinha um computador Windows e nunca me queixei.

A aplicação está com 4.7 estrelas na Google Play Store e dá-te mais funcionalidades do que apenas proteger. Ainda que a sua principal função seja proteger, podes bloquear aplicações, encontrar o teu smartphone, bloquear SMS e muito mais.

A versão premium oferece recursos extras de segurança, como verificação automática, anti-phishing, recurso de confidencialidade, e filtragem de chamadas e texto (SMS).

Download gratuito (Versão Free)

6. Sophos Free Antivirus

melhores antivirus mobile

Este antivirus Sophos, já ganhou o prêmio AV-Test de melhor proteção em 2015. Ao contrário de outros aplicativos gratuitos, a Sophos não contém nenhum anúncio. No entanto, bloqueia sites com conteúdo potencialmente spam ou ilegal.

As aplicações são verificadas, são procurados malwares ou conteúdo prejudicial, à medida que são instaladas. O verificador do antivírus pode ser agendado para verificar arquivos e pastas periodicamente, e a base de dados de malwares é atualizada diariamente.

Download gratuito (Versão Free)

7. Norton

Este antivírus já o cheguei a utilizar no meu telemóvel quando em certa altura acabei, sem intenção, de instalar aplicações que não devia. Funcionou como o esperado e retirou os malwares que tanto suspeitava que tinha. De referir que podes sempre bloquear o teu smartphone remotamente com uma simples SMS.

Consegues ainda bloquear o teu telefone através de uma mensagem de texto (SMS), ou se o cartão SIM for removido. Tens também a possibilidade de o bloquear remotamente, caso tenhas perdido o equipamento.

Download gratuito (Versão Free)

8. Trend Micro Mobile Antivirus

melhores antivirus mobile

Este antivirus da Trend Micro consegue verificar a presença de malwares, e ainda impede que novas aplicações acedam a outros programas, com isto ainda inclui um controlo parental.

Existe também um scan de privacidade intregado, especificamente para o Facebook, este sistema envia-te alertas de forma a alterares as tuas informações pessoais e confidenciais do Facebook.

A empresa disponbiliza duas versões, uma versão gratuita, e uma versão paga que inclui uma lista premium de recursos. Sendo estes um bloqueador de malware, que é capaz de ler aplicações, mesmo antes de serem instalados para evitar qualquer possível ataque. Há também utilitários para manteres uma navegação segura, assim como um filtro de chamadas e texto.

Download gratuito (Versão Free)

9. V3 Mobile Security

melhores antivirus mobile

O AhnLab não é tão famoso quanto os outros nesta lista, mas ainda assim tem taxas de detecção muito altas para um malware Android, de acordo com o AV-Test (99,6%), e funciona bem mesmo em dispositivos Android mais antigos. Já que é capaz de ajudar a acelerar o desempenho do teu telefone.

Inclui uma galeria de fotos pessoais oculta, scanner de privacidade para limpar com segurança o teu histórico de navegação. Tem a capacidade de URLs de phishing, podes bloquear chamadas indesejadas e desconhecidas, e tem a capacidade de impedir que malwares desinstalem o antivírus.

Download gratuito (Versão Free)

10. Avira

O Avira dedica-se muito a malware e spyware. A aplicação bloqueará também o telemóvel se tentarem aceder ao equipamento sem autorização.

O 'Identity Safeguard' verifica regularmente se os endereços de e-mail da tua lista de contactos estão envolvidos em quaisquer violações importantes de dados. O aplicativo pode ser controlado via web, o que é extremamente útil se quiseres configurar vários dispositivos Android.

A versão premium inclui um bloqueador automático de sites infetados e contém atualizações mais frequentes.

Download gratuito (Versão Free)

Conheces o Google Play Protect?

melhores antivirus mobile

A Google fez alterações no Google Play Protect para proteger os utilizadores Android contra aplicações maliciosas e infetadas com malware. Foi lançado em 2017 e visa proteger-nos das aplicações presentes na loja do Google Play e por terceiros. Quando ativado, o Google Play Protect:

  • Executa uma verificação de segurança nos aplicativos da Google Play Store, mesmo antes de fazer o download.
  • Verifica o dispositivo, procurando aplicações potencialmente prejudiciais e que provêm de outras fontes.
  • Alerta-nos sobre as aplicações potencialmente prejudiciais, encontradas no nosso smartphone.
  • Remove as aplicações infetadas.
  • Consegue detetar programas e aplicações que violam a política de privacidade do utilizador, ou que partilham informações importantes.

A Google afirma que o Google Play Protect é um mecanismo de verificação executado em segundo plano, que procura ameaças presentes nas aplicações e protege mais de 2 biliões de dispositivos todos os dias.

A segurança é um fator importantíssimo, afinal acedemos a tudo a partir do nosso telemóvel. Descobre os 10 sinais que indicam se o teu telemóvel está a ser espiado.

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
O amor pela tecnologia e gaming surgiu quando recebeu o primeiro computador em 2001. Concluiu o curso Tecnológico de Informática e ingressou na Worten com a especialidade de Áudio e Imagem, HI-FI. Gosto que se desenvolveu em conjunto com a tecnologia e que perdura até aos dias de hoje!