Google Play Store acusada de remover opiniões positivas de jogo Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Através de uma publicação no seu Game Dev Tycoon, veio acusar a Google Play Store. Acusa-a de ter removido cerca de 77% de todos os comentários, todas as análises, reviews e feed-back do público.

Em primeiro lugar, estamos aqui a falar das críticas / opinião que cada utilizador pode fazer na página oficial de cada aplicação na Google Play Store. As reviews com pontuação e feed-back escrito por parte de cada utilizador. São uma ótima maneira de averiguarmos o potencial de cada jogo, aplicação e conteúdo nesta loja oficial do sistema operativo Android.

Vê ainda: d

Agora, a Greenheart Games, responsável pelo desenvolvimento do supra-citado jogo para Android acusa a Google Play Store de ter removido a maioria das reviews. Em particular as reviews positivas. O caso é estranho e mais estranho fica se acederem aqui à página do Game Dev Tycoon.

Com uma pontuação global de 4.9 estrelas em 5 possíveis, surgem logo os primeiros sinais de alerta, as primeiras red flags. E caso a tecnológica norte-americana tenha efetivamente removido 77% das reviews positivas, a pontuação geral continua estranhamente alta. Os próprios comentários do público podem levantar algumas dúvidas.

Google Play Store removeu várias avaliações deste jogo para Android

Todavia, segundo o fundador da Greenheart Games, Patrick Klug, afirma que o seu jogo para Android, o Game Dev Tycoon, obteve estas análises de 5 estrelas nos 6 primeiros dias desde que chegou à Google Play Store. Todavia, Klug aponta que uma boa porção de todas essas review ou análises foram removidas da loja. Mais concretamente, 77% das avaliações com a pontuação máxima de 5 estrelas. As acusações são sérias e entretanto a Google já confirmou que removeu propositadamente parte destas reviews. Em causa estaria a sua incompatibilidade com a sua política de comentários e avaliações.

Jogo em questão simula o dia-a-dia de um programador de jogos

Com efeito, segundo avança o próprio, várias centenas de avaliações foram removidas, resultando num total de 77% de opiniões positivas a desaparecerem permanentemente. Neste momento o jogo para Android, Game Dev Tycoon tem um total de 1044 avaliações com 5 estrelas. Aqui, Klug acusa a Google Play Store ao afirmar que neste momento já deveriam ser mais de 3000 avaliações com a pontuação máxima.

Após ter inquirido a própria Google, esta já veio confirmar que as avaliações ao jogo foram removidas de propósito. Em causa estaria a sua incompatibilidade com a política oficial de comentários e avaliações na Google Play Store do sistema Android. Klug foi ainda advertido de que esta decisão foi duplamente confirmada antes de ser aplicada.

Alguns comentários / reviews na Google Play Store terão levantados suspeitas...

Em última análise, o responsável pelo estúdio Greenheart Games culpa o algoritmo automático da tecnológica para deteção e combate aos bots. Trata-se de um mecanismo desenvolvido pela própria Google para identificar as fake reviews (falsas opiniões) em todo o tipo de conteúdos. Ultimamente os jogos free-to-play e jogos premium têm sido ávidos utilizadores destas "opiniões" compradas.

Avaliações falsas ocorrem com frequência na Google Play Store

A tecnológica norte-americana, ciente desta tendência, desenvolveu algoritmos para deteção automática deste fenómeno. Contudo, em alguns casos isto pode levar a detecções erróneas, tal como afirma Klug.

Este avança ainda que a sua Greenheart Games não incentiva os seus utilizadores a avaliar o seu jogo para Android. Mais ainda, não deixa que os seus funcionários, colaboradores e amigos façam avaliações públicas do seu próprio conteúdo.

Note-se ainda que no caso deste jogo para Android, o Game Dev Tycoon custa atualmente 5,49€. Portanto caso o queiras avaliar terás, em primeiro lugar, que o comprar. Posto isto, acredito que Klug possa estar a dizer a verdade, a menos que tenham distribuído a APK do jogo a milhares de utilizadores. De momento não sabemos.

De igual forma, o pacote ou APK do jogo poderá ter sido distribuído por outras lojas de conteúdo para Android. Os utilizadores com estas versões pirata podem ter acedido à Google Play Store e saturado a secção dos comentários. O caso continua sob investigação apesar de a empresa ter emitido um esclarecimento que não parece admitir resposta ou recurso.

Pessoalmente acredito que todo este volume de avaliações extremamente positivas tenha alertado os algoritmos da tecnológica norte-americana. Por outro lado cumpre salientar que este jogo ainda é recente na Google Play Store. Ademais, foi atualizado recentemente. Dia 16 de fevereiro de 2018 e conta com menos de 50 mil instalações a partir desta loja oficial.

Note-se ainda que depois da remoção de várias avaliações a pontuação global do jogo acabou por subir. Tal como nos conta a publicação AndroidAuthority. Esta publicação pediu mais esclarecimentos à empresa norte-americana. Posto isto, poderemos ter mais desenvolvimentos em breve.

Algum dos nossos leitores tem ou já jogou este jogo para Android?

Assuntos relevantes na 4gnews:

e Store poderá trazer o Pixel para Portugal já em 2018

le Imagens removeu a opção de “Ver e descarregar Imagem”

d?

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.