Files Go e Adobe Scan - 2 aplicações essenciais na Google Play Store

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O ano está quase a chegar ao fim e pessoalmente já escolhi o local e a companhia para mais uma passagem de ano. Entretanto, sem nunca deixar de ouvir os pedidos de alguns dos nossos leitores, voltei a tropeçar em duas aplicações bem conhecidas. Conteúdo da Google Play Store que já d

Semanalmente compilamos algumas listas com aplicações premium que por tempo limitado estão gratuitas. Contudo, as duas apps que agora escolhi são puramente gratuitas. Nenhuma delas tem anúncios ou propagadas. Sem compras dentro das aplicações e sem funcionalidades fremium (pagar para desbloquear.

Files Go é uma aplicação "obrigatória" em qualquer smartphone com acesso à Google Play Store

A primeira destas aplicações pode e deve estar instalada em qualquer dispositivo com acesso à Google Play Store. É um ótimo organizador de ficheiros. Prima pela simplicidade sem nunca descurar a funcionalidade.

É desenvolvida pela própria Google e neste momento tem uma avaliação geral de 4.6 estrelas em 5 possíveis. Já tem mais de 5 milhões de instalações através da loja oficial.

Como seria de esperar de um produto desta empresa, toda a interface, todo o aspecto e todos os menus da aplicação são muito simples. É uma app bem intuitiva que pouco pesa no teu Android. Servirá para gerires os arquivos do teu equipamento. Para saberes aquilo que podes apagar, entre outras funções.

Libertar espaço e gerir o armazenamento com a Files Go

Essencialmente, a aplicação Files Go é uma gestora de armazenamento inteligente do Google. Vai-te auxiliar a libertar espaço no teu smartphone. Algo que sem dúvida o faz parecer sempre novo. Mais ainda, com esta Files Go, vais também encontrar os arquivos rapidamente e compartilhá-los off-line, de forma rápida e segura.

Vê ainda: ore

Aplicação testada e aprovada. Apenas alguns swipes (deslizes), vais poder aproveitar até 1GB de arquivos, de espaço. Tudo isto de forma rápida e fácil. É uma boa ferramenta para excluir fotos e/ou memes antigos que vão sendo guardados pelas aplicações de mensagens como a WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, etc. É igualmente eficaz a apagar ficheiro e arquivos duplicados. Podes ainda eliminar aplicações sem uso. Limpe a tua memória cache. Limpar o spam e muito mais.

Descarrega AQUI o Files Go na Google Play Store

Podes também utilizar a aplicação Files Go para ver quanto de espaço livre ainda tens no teu smartphone e / ou cartão de memória. É também útil para transferir arquivos com facilidade para um cartão de memória. Tudo isto para libertar mais espaço de armazenamento no teu smartphone. Tudo a partir de uma única App. Esta aplicação vai mais além e ajuda-te a gerir o teu dispositivo. Receberás também algumas sugestões de arquivos e ficheiros passíveis de eliminação antes de ficares sem espaço. Aqui a Google emprega a sua inteligência artificial para tornar estas sugestões mais inteligentes à medida que vais utilizando a Files Go.

Adobe Scan é uma aplicação bem útil e gratuita na Google Play Store

Depois de teres tudo bem organizado no teu smartphone, outra aplicação que considero útil é a Adobe Scan. Apesar de a utilizar com menos frequência do que a Files Go, sempre que preciso de digitalizar algo, esta é a App a que recorro.

Presente na Google Play Store com mais de 1 milhão de instalações a partir desta via oficial, tem uma avaliação de 4.5 estrelas em 5 possíveis. É desenvolvida pela Adobe e é totalmente gratuita. Sem. Não tem publicidades. Não tem compras dentro da aplicação. Não tem funcionalidades fremium.

Tal como o nome sugere, a Adobe Scan faz exatamente isso. É uma aplicação que te permite tornar qualquer documento físico, qualquer texto numa folha de papel num documento PDF. Está cada vez mais inteligente e por vezes ainda me surpreende ao ver a facilidade com que reconhece o texto em documentos.

Descarrega AQUI a Adobe Scan na Google Play Store

Podes até melhorar a qualidade do documento que estás a digitalizar. Podes eliminar algumas imperfeições, limpar o papel e tornar o texto mais perceptível. Todo o funcionamento da App é bastante simples e directo, não terás dificuldade em dominar as suas funcionalidades.

A aplicação Adobe Scan utiliza a câmara fotográfica do teu smartphone para reconhecer o texto. Em seguida pode converter toda essa informação num ficheiro PDF. É desenvolvida pela Adobe e tem a minha aprovação.

Na prática, a aplicação Adobe Scan transforma o teu smartphone numa ferramenta de digitalização. Bastante avançada pois é capaz de reconhecer texto automaticamente (OCR). Poderás transformar qualquer coisa — recibos, notas, documentos, fotos, cartões de visita, quadros de informação — num ficheiro Adobe PDF.

Espero que estas sugestões te ajudem a tirar mais proveito do teu dispositivo. Um Bom Ano Novo!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 – Revelados esquemas de três variantes deste Android

tore

Nokia – App da câmara confirma novos modelos?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.