Google Play Store facilita a instalação de apps nestas plataformas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google está a simplificar a interação entre diferentes dispositivos inteligentes com acesso à loja oficial de aplicações, a Google Play Store. Com efeito, seja o smartphone ou a box de TV Android, bem como a própria Smart TV, todos estes equipamentos podem ter acesso às mesmas, ou a versões adaptadas, das mesmas aplicações.

Dito isto, se até ao momento era necessário aceder através de cada um destes dispositivos móveis à sua versão da Play Store para instalar, remover e / ou descobrir novas aplicações, daqui em diante esta etapa será uniformizada. Com efeito, a partir do computador, por exemplo, poderemos instalar, remover e gerir os conteúdos instalados nos mais diversos dispositivos Android.

A Play Store facilitou a instalação de apps noutras plataformas Android

Google Play Store Android app
Exemplo de interface e instalação a partir da Google Play Store nos dispositivos Android.

Sucintamente, passará a ser possível instalar / remover / gerir aplicações remotamente noutros dispositivos a partir de um só dispositivo Android. Assim, será possível usar o nosso smartphone Android mandar instalar uma determinada app na Smart TV ou no smartwatch Wear OS, por exemplo.

Esta alteração vem assim simplificar o processo de instalação, com filtros de pesquisa para facilitar a gestão dos conteúdos. Portanto, será bastante mais fácil encontrar a app que queremos ter no relógio inteligente, televisão, ou mesmo para a Box TV Android.

A descoberta foi feita pelo utilizador do Reddit avigi e notitciada em seguida pela publicação Android Police. Algo que até ao momento não é possível e que acaba por fragmentar a experiência de utilização, sendo finalmente reconhecido e resolvido pela Google.

Instalar apps na Smart TV ou smartwatch Wear OS através do smartphone Android

Google Play Store Android
Os filtros de pesquisa ajudarão a encontras as apps certas para cada dispositivo.

O telefone será o ponto unificador. Isto é, através deste dispositivo móvel poderemos pesquisar na Google Play Store as melhores apps para smartwatch Wear OS, as aplicações mais úteis para Smart TV, entre outros dispositivos que integram o ecossistema.

Assim, através do telefone e da versatilidade e facilidade de uso associada a este equipamento, teremos um controlo fácil do que está instalado nos outros dispositivos associados a uma mesma conta Google. Uma uniformização que só peca pela demora em chegar.

Na prática, o botão de instalar torna-se um novo menu drop-down (descendente) que nos mostra as opções de instalação. Isto é, mostra-nos todos os dispositivos associados à conta Google em que uma determinada aplicação pode ser instalada.

A partir daí o utilizador pode fazer uma gestão simples das suas apps. Ou seja, teremos uma nova forma de lidar com as instalações remotas nos dispositivos Wear OS, bem como outros equipamentos com acesso à Google Play Store.

Simples e conveniente, será o novo método de instalação de apps para Android

New Google Play Store filters simplify finding Android TV and Wear OS apps from your phone https://t.co/V5ol7xJNFd pic.twitter.com/2GAbXuSnbi

— Android Police (@AndroidPolice) 17 de dezembro de 2021

Trata-se de uma função bastante conveniente que vem facilitar todo o processo, pois poderemos instalar aplicações na Smart TV mesmo não estando perto desta.

É, na prática, dada assim uma ordem ao dispositivo para instalar um determinado conteúdo e, assim que este estiver ligado e com acesso à Internet, a instalação será feita.

Importa notar que este "atalho" já estava disponível através da versão web da Play Store, isto é, através do computador. No entanto, é agora introduzido na Google Play Store para Android, tornando o nosso smartphone num autêntico centro de controlo.

Por fim, esta nova função é gradualmente distribuída pela Google. Dito isto, poderão ter que esperar alguns dias a algumas semanas (ou até já a ter disponível) nos respetivos smartphones Android.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.