A Google Play Store até pode ser o local mais seguro para baixar aplicações Android, contudo, não é perfeita. A Google vai melhorando a segurança da aplicação com atualizações constantes mas mesmo assim há aplicações que passam por baixo do radar.
Algumas destas aplicações tem malware, outras spyware. O malware é um pouco mais preocupante que o spyware, contudo, não deves levar de ânimo leve nenhuma delas.
Vê ainda: Xiaomi Mi 8 SE: Xiaomi apresenta uma nova variante do smartphone
O malware tem normalmente o objetivo de aceder ao teu smartphone em alguma forma instalando ou roubando informações privadas. Já o Spyware quer saber mais sobre ti e vender os teus dados a empresas que estejam dispostas a pagar por tal.
A Adguard encontrou algumas aplicações na Google Play Store com spyware. Aliás a Adguard foi ainda mais longe e chegou mesmo a encontrar extensões para o Google Chrome e Firefox que também estão afetadas.
Google Play Store continua a ser o local mais seguro para instalares as tuas aplicações
Se tens alguma destas extensões ou Apps desinstala-as o mais depressa possível. As aplicações foram retiradas das lojas de aplicações e extensões, contudo, não se desinstalam do teu smartphone ou computador sozinhas.
Volto a referir que a Google Play Store continua a ser dos locais mais seguros que tens para instalar Apps. Mantém a tua aplicação da Play Store atualizada e estarás maioritariamente seguro. Evita aplicações de desenvolvedores desconhecidos ou tenham poucas reviews.
- Speed BOOSTER - mais de 5,000,000 de instalações
- Battery Saver - mais de 1,000,000 de instalações
- AppLock | Privacy Protector -mais de 500,000 de instalações
- Clean Droid - mais de 500,000 de instalações
Todas estas aplicações foram retiradas da Google Play Store, porém, como referi, não se desinstalam do teu smartphone sozinhas.
Extensões infetadas:
- Block Site - E todas as extensões
- AdblockPrime - E todas as extensões
As extensões também foram retiradas das lojas oficiais, porém, tal como as aplicações Android precisam de ser retiradas do teu browser.
Cuidado com o que instalas no smartphone e no computador. Ninguém dá nada a ninguém. Se o serviço é grátis, lembra-te que eles gostam de ter algo em troca.
Na 4gnews oferecemos-te as notícias de borla e aquilo que pedimos em troca é que simplesmente desatives o adblock. Não introduzimos publicidades intrusivas. Lembra-te que é complicado crescer como independente.
Assuntos relevantes na 4gnews:
Revolucionário OPPO Find X desilude no teste de resistência
Huawei Honor Note 10: Capacidade da bateria é oficialmente revelada
Samsung volta a atacar a Apple em novas publicidades
Via