Google Play Store teve um punhado de aplicações inseguras em 2018

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google disponibilizou recentemente o seu relatório anual de segurança do Android. Nele podemos verificar que apenas 0.04% das aplicações instaladas através da Google Play Store possuíam conteúdo potencialmente danoso para o utilizador.

Contudo, caso façamos uma comparação com o ano de 2017, vemos um aumento neste tipo de aplicações na Play Store, Nesse período, a Google reportou apenas 0.02% de aplicações potencialmente maliciosas. Ou seja, podemos dizer que este tipo de apps duplicou, em 2018.

Ainda assim, este aumento não é necessariamente mau. Na verdade, tal deve-se ao facto de a Google ter aumentado as categorias em que se inserem este tipo de aplicações maliciosas. Por conseguinte, podemos dizer que o utilizador está mais seguro hoje do que em 2017.

Google Play Store não é totalmente infalível contra apps maliciosas

Sem nunca ter revelado o número específico deste tipo de aplicações, a SensorTower faz a sua estimativa. Esta entidade estima a existência de 75.7 mil milhões de aplicações na Google Play Store, o que resulta em 30.3 milhões de aplicações potencialmente maliciosas.

Perante estes números, a Google realça que as suas novas políticas de segurança estão a ter efeitos reais na segurança dos utilizadores. Em consequência, a empresa refere que apenas 0.08% dos utilizadores que instalam aplicações exclusivamente da Play Store foram afetados por este tipo de aplicações.

Algo que tem contribuído ativamente para estes resultados é o Google Play Protect. Trata-se de um mecanismo de Inteligência Artificial que funciona quase como que um anti-vírus para a loja de aplicações da empresa de Mountain View.

Como sempre dizemos, a melhor forma de manteres o teu smartphone Android seguro é instalando aplicações apenas da Play Store. Ainda assim, este relatório da Google demonstra que nem a sua loja de aplicações é totalmente segura.

Em todo o caso, não queremos, de forma alguma, levantar algum tipo de alarmismo face a esta temática. A Google Play Store continua a ser o local mais seguro para a instalação das tuas aplicações e é isso que deves dizer a todos os teus amigos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Note 10 poderá ser lançado em duas versões
  • Misterioso smartphone Xiaomi mostra-nos a notch na parte inferior
  • 14 novos jogos Android grátis que chegaram à Google Play Store

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.