Google Play Store: abertura de apps antes da transferência terminar será uma realidade

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Após a Game Developers Conference ter sido cancelada pelo COVID-19, a Google transmitiu o evento através do seu canal de YouTube, apresentando algumas novidades para programadores e eventuamente, utilizadores. Uma delas é a abertura de apps e jogos, que só é permitido quando a app é instalada por completo.

À semelhança de plataformas de jogos como Steam, a Google pretende implementar uma mudança: a possibilidade de abrir o jogo ou app antes da transferência terminar. Esta medida será implementada como parte de um novo sistema para incentivar programadores.

A função chama-se Google Play Asset Delivery, que faz uso do código existente na app para abrir a mesma enquanto os recursos são transferidos para o dispositivo do utilizador. Esta funcionalidade ajudará os programadores a reduzir custos de hospedagem e atualizações consequentes.

Esta função não é para ser confundida com o Google Play Instant, que permite ao utilizador "testar" o jogo sem o transferir por completo. É uma espécie de "trial" onde o utilizador tem acesso a uma amostra do jogo ou app.

Novas ferramentas da Google vão dar mais liberdades aos programadores

Além da implementação do Google Play Instant, os programadores vão ter acesso a um Android Studio mais completo. Programadores terão acesso a mais informação sobre a renderização dos jogos e o impacto na performance gráfica do equipamento.

Adicionalmente, algumas API (Application Program Interface) como Google Play Billing e a Android App Bundles serão colocados num pacote específico. Desta forma, programadores de jogos poderão incluir as funções de pagamento mais facilmente nos jogos, para as compras dentro da aplicação.

A Google decidiu também implementar mais suporte para programadores que utilizem o motor de desenvolvimento Unity. Programadores que utilizem o Unity vão conseguir implementar mais facilmente sistemas de pagamento externo, tendo acesso mais fácil a receitas geradas pela app ou jogo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Mensagens Google: SMS estão a desaparecer aos utilizadores
  • Facebook e Instagram seguem Netflix e Youtube e limitam qualidade de vídeo
  • Huawei Honor Play 9A é certificado e são descobertos os seus segredos
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.