Google Play Protect cortou instalações de apps maliciosas em 20%

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google publicou recentemente o seu relatório em relação a segurança e privacidade do Android. O mesmo mostra-nos a eficácia do sistema Google Play Protect que reduziu bastante o impacto de Apps maliciosas.

O Google Play Protect é um sistema baseado em inteligência artificial cuja função é analisar e detectar aplicações maliciosas na loja. Apps que possam ser consideradas perigosas para os utilizadores são bloqueadas pelo filtro.

Assim sendo, os números parecem bastante positivos. Por exemplo, em 2017 apenas 0,08% dos equipamentos Android foram afectados por instalações fraudulentas.

O Google Play Protect desempenha um papel importante na segurança do Android

No ano passado em 2018, cerca de 1.8 mil milhões de aplicações potencialmente maliciosas foram prevenidas de se instalarem nos smartphones dos utilizadores, um número bastante positivo.

Contudo existem ainda as instalações que são feitas fora da Play Store, ou por lojas de terceiros. Essas viram uma redução em 20% de ano para ano.

A Google tem vindo a investir cada vez mais na segurança do Android e da sua loja de aplicações. Recentemente falámos de como a Google está a desenvolver novas formas de bloquear e eliminar Apps perigosas.

Uma das formas é a sua prevenção. Os filtros da Google impedem qualquer publicação que não cumpra os parâmetros e requisitos de ser aprovada.

Portanto, caso a tua App não seja aprovada, não poderás publicá-la. Isto pode acontecer por suspeitas da App ser maliciosa ou por razões inocentes de programação. A Google disponibiliza um guia e dá-te feedback para o que tens de fazer para que a App seja aprovada.

Em conclusão, a Google não está mesmo para brincadeiras. Num mundo onde as empresas de tecnologia estão sobre constante escrutínio sobre problemas de privacidade, a gigante americana não se pode dar ao luxo de cometer erros.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Chrome para Android ficará mais inteligente com a Assistente Google
  • Primeiras impressões do Huawei P30 Pro
  • Sondagem: Conseguias viver sem produtos ou serviços da Google?

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.