Google Pixel Watch ganha novo recurso igual ao Apple Watch

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Google decidiu seguir os passos da sua rival Apple e acaba de integrar um novo recurso no seu Pixel Watch.

Trata-se da funcionalidade de deteção de queda que, em caso de emergência contacta as autoridades, e que já deu provas de ser muito útil no smartwatch da Apple.

Google Pixel Watch com nova funcionalidade de deteção de quedas

Google Pixel Watch
A Google lançou o seu Pixel Watch em outubro de 2022 Crédito@Google

Há já algum tempo que o Apple Watch conta com a funcionalidade de deteção de quedas que, pelas histórias divulgadas, tem desempenhado um papel crucial na ajuda aos utilizadores que estão momentaneamente em dificuldades.

Agora, a Google quer fazer exatamente o mesmo e o seu Pixel Watch acaba de ganhar este mesmo recurso. Através de sensores e ferramentas de machine learning baseadas em Inteligência Artificial, o smartwatch Google consegue detetar quando o utilizador sofre uma queda violenta.

A forma de funcionamento é bastante simples. Após a deteção da queda, o smartwatch vai procurar, durante os 30 segundos seguintes, movimentos feitos pelo utilizador. Se não existir movimento, o Pixel Watch vai fazer soar um alarme e mostrar uma notificação, na qual o utilizador, pode escolher entre “estou bem” ou “caí e preciso de ajuda”.

Se o utilizador confirmar que precisa de ajuda, as autoridades são imediatamente contactadas. Caso, nenhuma das opções seja selecionada, o alarme vai continuar a tocar durante um minuto, sendo que durante os segundos finais o som estará num volume mais alto.

Se o utilizador durante esse minuto não executar nenhuma tarefa no smartwatch, este contacta automaticamente os serviços de emergência, solicitando ajuda e fornecendo a localização geográfica do utilizador.

Google Pixel Watch distingue uma queda da prática de atividade física mais vigorosa

Mas se estás preocupado que o Pixel Watch não distinga uma queda acidental de uma queda a andar de skate ou numa pista de esqui, não há motivos para preocupações. Tudo porque, de acordo com a Google, o smartwatch é capaz de distinguir entre uma queda violenta ou a prática de uma atividade física mais vigorosa, graças ao algoritmo de machine learning integrado.

Diz a Google que “os sensores de movimento e algoritmos podem monitorizar um impacto repentino e as respostas do corpo e reações instintivas à queda. Treinámos este processo usando uma ampla variedade de dados de queda humana simulada e outros padrões de movimento para detetar, com precisão, quedas reais e minimizar possíveis alarmes falsos."

É importante salientar que a versão apenas com Wi-Fi do Pixel Watch terá de estar próxima do smartphone conectado para que possa utilizar este recurso. Tudo porque será necessário contactar as autoridades através do telefone. Já a versão LTE, obviamente, que não necessita de ter o smartphone por perto, visto estar habilitada a fazer chamadas telefónicas.

A Google está também a pedir aos utilizadores que neste novo recurso ativem a opção “ajudar a melhorar a deteção de quedas”. Ativando esta opção, os dados do sensor de movimentos direcionado para as quedas, podem ser recolhidos pela Google para ajudar a melhorar o recurso no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt